Porto sedia abertura nacional do plantio de soja da safra 2015/2016 - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
31/08/2015 - 11h12m

Porto sedia abertura nacional do plantio de soja da safra 2015/2016

Portal Norte Agropecuário 
(foto: Seagro)
Soja é o carro-forte da produção do agronegócio no Estado do Tocantins
Soja é o carro-forte da produção do agronegócio no Estado do Tocantins

Iniciativa que coloca, definitivamente o Tocantins no cenário nacional de produção de soja, está prevista para outubro, em Porto Nacional, a abertura nacional do plantio de soja da safra 2015/2016. O lançamento faz parte do projeto Soja Brasil e reúne os maiores investidores e produtores de grãos do país. 

"Ã? muito importante, pois coloca o Tocantins em destaque no cenário nacional na produção de soja. Outros tantos lugares poderiam sediar esse evento, mas em reconhecimento à importância que desempenhamos nesse momento, conseguimos trazê-lo para o Estado", disse ao Norte Agropecuário o presidente da Aprosoja do Tocantins, Ruben Ritter. 

A abertura será realizada no dia 6 de outubro, a partir das 9 horas, na Fazenda Frigrovale I, em Porto Nacional. A fazenda está localizada na Rodovia TO-050, KM 35. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

Para Ritter, o lançamento é uma forma de chamar a atenção para a importância de cada ciclo de soja no País. "A sociedade só tem se estabelecido e crescido graças a produção de alimentos. E, no Brasil, não é diferente, pois vemos a importância na produção de grãos em especial, a soja que é exportada na balança de pagamentos do País. Neste sentido é que nós usamos a abertura do plantio para chamar atenção da sociedade e dos homens público do quão é importante cada ciclo de soja que se inicia", ressaltou.

Ritter também comentou sobre a expectativa de crescimento da soja na próxima safra. "Imaginamos que fosse crescrer 10%. Agora, em relação a queda que a soja está tendo na bolsa de Chigago, em razão da tentativa o governo cobrar o ICMS sobre o grão e a dificuldade financeira, eu acredito, que talvez, nós iremos assistir uma estagnação. Ã? provável que não haja crescimento e continue com 750 mil hectares", avaliou o presidente. 

São esperadas cerca de 600 pessoas no evento. "� muito importante a participação dos produtores da região, gestores públicos, parlamentares e técnicos. Enfim, de todas as pessoas ligadas a cadeia da soja. � importante que usemos esse momento para lembrar a sociedade de quantas pessoas estão envolvidas nesse processo. A cadeia da soja é muito grande", destacou.

A FORÃ?A DA SOJA 

A soja é o carro-chefe da produção tocantinense. O grão representou 81,4% de todas exportações do Estado no primeiro semestre. No mesmo período do ano passado, o percentual foi de 72,43%. Foram exportadas 606 mil toneladas de soja de janeiro a junho do ano passado, enquanto neste ano foram 1,13 bilhão de toneladas, um aumento de 87,39%. 

A Conab estima que o crescimento de área plantada seja de 11,5% nesta safra 2014/2015, com relação à safra anterior, ou seja, área de 834,37 mil hectares contra 748,46 mil hectares na safra 2013/2014. Já na produção a expectativa é de que haja um aumento de 18,6%, passando de 2.059,09 mil toneladas em 2013/2014 para 2.441,98 em 2014/2015.

SOJA BRASIL

O Projeto Soja Brasil é a maior expedição por lavouras de soja já realizada no País. Com a coordenação técnica da Embrapa, o projeto prestará uma consultoria avançada ao produtor brasileiro, que terá acesso a novas dicas e técnicas para obter mais produtividade.

Na edição deste ano, o Soja Brasil também investe em capacitação através da carreta do Canal Rural, que viajará pelos polos produtores para levar conhecimento e promover a troca de experiências entre os agricultores locais.

Esta é a quarta edição do projeto Soja Brasil. Durante a edição passada, safra 2014/2015, foram percorridos 13 Estados, 25 mil quilômetros, em mais de 100 municípios.

O projeto tem a realização do Canal Rural, da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com consultoria de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors, com apoio de Intacta RR2 Pro.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente