Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
25/05/2021 - 17h26m

Prazo para realização da Avaliação Periódica de Desempenho encerra em 30 de maio

Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação

Mais de 95% dos servidores do poder executivo do Estado do Tocantins já realizaram a Avaliação Periódica de Desempenho (Aped). Para os que ainda não concluíram o processo, o prazo termina neste domingo, 30 de maio. Na terça-feira, primeiro de junho, será divulgada a notificação do resultado preliminar.

Segundo dados da Secretaria da Administração (Secad), a participação dos servidores nesta primeira etapa da Aped foi um sucesso. 99,8% do quadro da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) realizou a avaliação. Nos demais quadros, até esta terça-feira, 25, mais de 92% dos servidores já haviam realizado o processo.

Segundo o secretário, Bruno Barreto, com a participação expressiva de todos os Quadros, a Secad não vê necessidade de ampliar o prazo novamente. Ele ainda destaca a importância da avaliação de desempenho na busca pela excelência organizacional e consequente melhoria na eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos no Tocantins. "Além disso, precisamos ressaltar que a Aped é um processo transparente, eletrônico e realizado totalmente online, sem necessidade da impressão de formulários, gerando economia de papel e desburocratização na tramitação de documentos", frisou.

APED

O processo de avaliação é todo online , a Aped ocorre em duas diferentes etapas. Em uma delas, o servidor realiza sua autoavaliação e indica outro servidor para lhe avaliar. Este procedimento é realizado por meio do Portal do Servidor, cujo ícone de acesso encontra-se no site da Secad (www.to.gov.br/secad).

Na outra etapa da Aped, o servidor deve acessar, também por meio do Portal da Secad, o link "Sistemas", posteriormente clicar em "Sistema de Avaliação Periódica de Desempenho". Neste espaço o servidor, caso tenha sido indicado, avalia outros colegas de trabalho.

Compõe a equipe avaliatória, o chefe imediato, servidor avaliado, indicado do chefe e indicado do servidor avaliado. A gerente de Avaliação de Desempenho e Progressão Funcional da Secad, Christiane Souza, pondera que, para que as avaliações sejam feitas de maneira justa e planejada, é necessário que cada membro da comissão de avaliação seja imparcial durante o ato da avaliação. "A Aped visa garantir um sistema de gestão de avaliação de desempenho justo e eficiente, que aponte aos servidores onde estes precisam se aprimorar", acrescenta Christiane Souza.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente