Prefeito eleito de Taguatinga é cassado pelo TSE; cidade deve ter novas eleições - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
16/03/2017 - 17h05m

Prefeito eleito de Taguatinga é cassado pelo TSE; cidade deve ter novas eleições

Jesana de Jesus Do G1 TO 
Divulgação google
Cidade de Taguatinga deve ter novas eleições em breve, aguardando apenas publicação do TRE
Cidade de Taguatinga deve ter novas eleições em breve, aguardando apenas publicação do TRE
  • Paulo Roberto teve seu registro cassado, por causa de contas julgadas irregulares pelo TCU

Em breve, a cidade de Taguatinga, região sul do Tocantins, deve ter novas eleições. Ã? que o prefeito que foi vitorioso nas eleições 2016, Paulo Roberto Ribeiro (PSD) teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento foi realizado em sessão desta terça-feira (14). Ele já foi prefeito no município e teve as contas rejeitas pelo Tribunal de Contas da União.

O TSE disse que após essa decisão, o Tribunal Regional Eleitoral deve providenciar novas eleições e editar as resoluções do novo pleito. Oportal procurou o órgão e aguarda um posicionamento.

Ao G1, o político disse que recebeu a notícia com tranquilidade. "A vida é assim, você pode ganhar e perder. Perdemos nosso recurso, poderíamos interpor outro, mas não vamos fazer isso porque a cada dia que passa a situação da cidade fica mais complicada".

Ribeiro já concorreu as eleições com o pedido de registro de canditura indeferido com recurso. Mesmo assim, teve 3.001 votos, sendo o candidato mais votado no município. Mas, o cargo acabou sendo ocupado pelo presidente da Câmara de Vereadores, pois a votação recebida por Ribeiro permaneceu anulada até o julgamento do recurso pelo TSE.

"A população fica decepcionada porque o voto tem de ser soberano. Meu registro foi deferido na Comarca de Taguatinga e quem sabe mais da trajetória do político é o próprio juiz da Comarca", disse.

Ribeiro disse ainda que vai lançar um novo candidato e complementou: "E vamos ganhar as eleições".

O TRE do Tocantins disse que ainda aguarda a publicação do acórdão e a conclusão dos prazos. Após isto a data da nova eleição vai ser estabelecida seguindo o cronograma do TSE.

Julgamento
Ribeiro foi cassado porque teve as contas rejeitas pelo TCU quando ele era gestor do município. O Tribunal Eleitoral do Tocantins já havia indeferido o registro de candidatura. Agora, os ministros do TSE mantiveram o entedimento.

A ministra do TSE Rosa Weber, relatora do caso, disse que a interposição de recursos perante o TCU "não afasta a naturaza irrecorrível da decisão que rejeitou quatro contas em quatro processos distintos".

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente