Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
18/01/2020 - 12h09m

Prefeitos do Sudeste do Tocantins visitam Consórcio do Mato Grosso Goiano em busca de experiencias em consórcios de saúde e residuos solidos.

Da Redação JTI Noticias 
Foto: Rodrigues di Sousa
Sede do Consorcio de saúde SISO II em São Luis de Montes Belos GO
Sede do Consorcio de saúde SISO II em São Luis de Montes Belos GO

Os Prefeitos de Aurora do Tocantins Aloílson Caçula, de Combinado Dolfin do Prado - presidente do Consórcio Intermunicipal de Saùde do Vale do Rio Palmas, de Lavandeira Roberto Cesar e de Novo Alegre Fernando Pereira - presidente do CIDS do Vale do Rio Palmas, além do seu Diretor Executivo jornalista Rodrigues di Sousa, estiveram nesta quinta-feira 16 nas cidades de São João da Parauna e São Luis de Montes Belos, onde foram recebidos pelo prefeito João Crecré, para conhecer seu modelo de gestão com uma experiencia de quatro mandatos. Ele comanda uma cidade conhecida como exemplo ambiental para todo Estado de Goiás em limpeza urbana e saneamento basico com 100% servida com rede de esgoto sanitário.

Em seguida o prefeito os convidou para conhecer em São Luis de Montes Belos, o sistema de saúde do Consórcio CISO II, considerado um dos mais eficientes do Estado em termo de gestão de gestão integrada de saúde, onde fomos recebidos pela Diretora Executiva Marta Selma da Silveira, que apresentou sua plataforma de trabalho que atende 12 municípios da região do Sudoeste de Goiás. Um trabalho de encher os olhos em termo de organização e eficiència. Ela se comprometeu com os gestores do Tocantins em vir ao Sudeste do Tocantins, já na segunda semana de fevereiro para apresentar aos secretários municipais e técnicos envolvidos na saúde SISAU do Vale do Rio Palmas, como funciona o sistema de gestão de saúde consorciada.

A Comitiva Tocantinense esteve ainda no Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, onde fomos recebido pelo prefeito da cidade de São Luis de Montes Belos Eldecirio da Silva e demais prefeitos da região que nos convidou para apresentar o inicio da construção do aterro sanitário nos arredores de São Luis de Montes Belos, onde ficamos conhecendo um pouco de como funciona o sistema de gestão integrada de resíduos sólidos e destinação final, que é o mesmo que o CIDS está trabalhando para implementar aqui no Vale do Rio Palmas, compartilhando com as entidade de catadores de materiais recicláveis, mas com uma dinâmica diferente de gestão de parceria publico-privada.

A comitiva do Tocantins foram além dos prefeitos e o diretor citados, a primeira dama de Lavandeira Rivânia Serafim e o motorista Cristiano Bastos. Já apartir de Goiânia integrou a comitiva o consultor da Associação Goiana de Municípios (AGM)  Mario Pedrosa, articulador das visitas e também cel Almeida que é daquela região.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente