Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
25/02/2018 - 12h01m

Prefeitura de Lavandeira se une a Aurora e selam parcerias com SEBRAE para desenvolvimento de Consultoria em Turismo

Rodrigues di Sousa do Portal JTI Noticias 
Foto: Célio Carlos
  • Pela cooperação o municipio de Aurora terá 60% e Lavandeira 40% de participação nos serviços e na contra-partida respecitivamente.

O Serviços Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) Tocantins, vai realizar Consultoria em Turismo para o município de Lavandeira junto com Aurora do Tocantins. O acordo de cooperação foi selado na manhã desta sexta-feira 23, depois de reunião entre o gerente do SEBRAE no Sudeste Antônio Louça Curcino, o Consultor do SEBRAE Turismo Geraldo Ivan, o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Lavandeira jornalista Rodrigues de Sousa, o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Aurora Wagner Moura e o prefeito Aloílson Cardoso "0 Caçula" em seu gabinete. Em seguida os representantes do SEBRAE e o secretário se deslocaram para Lavandeira, onde foram recebidos no gabinete do prefeito Roberto César e concluíram o acordo entre os dois entes municipais e o SEBRAE.

Pelo acordo Lavandeira que teria ficado de fora no Programa Turismo da Serra Geral, agora participará junto com Aurora do Tocantins dos serviços de consultoria oferecido pelo SEBRAE, dentro da cota de cooperação, visando a capacitação de agentes de turismo, condutores, comércios urbana e rural, hotelarias, proprietários de atrativos nas diversas demandas de ofertas de produtos turísticos. Pelo acordo Aurora ficará com 60% e Lavandeira 40% dos serviços, sendo que a contrapartida dos custos se dará na mesma proporcionalidade.

Para o prefeito Roberto César essa é uma parceria extremamente necessária e de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social destas comunidades, para que possamos dar um passo a frente na exploração de nossos atrativos naturais que o município de Lavandeira e Aurora oferecem em larga escala. Para ele é preciso buscar formas para geração de empregos e renda através do turismo sustentável. "Nosso secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Rodrigues di Sousa, tem buscado essas parcerias desde o ano passado e agora se concretiza com resultados positivos, que é a consolidação deste acordo de cooperação técnica". Ressaltou o prefeito César.

Para o secretário de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico - jornalista Rodrigues di Sousa, nasce os primeiros frutos de uma luta incansável de gestão junto ao SEBRAE e agora os primeiros passos se consolida para tornar nosso município economicamente sustentável e assim tornar as pessoas independentes, do ponto de vista econômico. "o turismo é uma das mais promissoras fontes geração de emprego e renda, onde oferece atrativos, e Lavandeira conta com estes ingredientes suficientes para atender as demandas por ocupação de mão de obras", afirmou Rodrigues di Sousa.

Já o gerente regional do SEBRAE Sudeste, com escritório em Dianopolis Antônio Louça Curcino, reafirmou que esta parceria é fruto de uma busca constante e incansável do secretário Rodrigues do Sousa junto ao SEBRAE Tocantins, desde o inicio do primeiro semestre do ano passado e agora se consolida graças a esta união das gestões entre os municípios de Lavandeira e Aurora. Agora é trabalharmos juntos para alavancar a economia através do turismo que estes municípios tem para oferecer com abundância.

Já o prefeito de Aurora Aloílson Caçula afirmou que está parceria veio em boa hora, já que Aurora do Tocantins e Lavandeira oferecem atrativos comuns, com centenas de cachoeiras, grutas, cavernas, corredeiras, dunas, dentre outras belezas naturais, e por isso não poderia ficar de fora desta importante consultoria e nem do mapa do Turismo da Serra Geral, um importante corredor turístico entre a Chapada dos Veadeiros e Jalapão.

Para o Consultor do SEBRAE Geraldo Ivan, que apartir de agora está presente no acompanhamento dos trabalhos, é importante que as comunidades de Aurora e Lavandeira busquem essa oportunidade e prepare para oferecer os melhores serviços possíveis com a capacitação do SEBRAE e com isso ganhar muito dinheiro com a visita dos turistas, que busca o turismo ecológico e sustentável, que essa região oferece.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente