Presos do regime aberto e egressos do sistema carcerário atuarão no combate às queimadas no TO - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
12/06/2018 - 18h15m

Presos do regime aberto e egressos do sistema carcerário atuarão no combate às queimadas no TO

Ascom da Seciju 
Foto: Divulgação

Os internos do regime aberto e egressos do sistema prisional e penitenciário agora terão mais uma oportunidade de reintegração social. Por meio de capacitação, formação e atuação, os reeducandos vão trabalhar no combate às queimadas no Tocantins. Na manhã dessa segunda-feira, 11, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para implementação do projeto Salvando Vidas.

O projeto objetiva a criação, o treinamento, a estruturação e a operacionalização de Brigada de Incêndio composto por egressos do sistema penitenciário do Tocantins, pessoas privadas de liberdade que cumprem pena em regime aberto e cumpridores de medidas alternativas, com exceção do monitoramento eletrônico.

Seciju, Semarh e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil assinaram um acordo de Cooperação Técnica para implementação do projeto Salvando Vidas

A princípio, serão selecionados 50 participantes para a formação de brigadista. O subsecretário da Seciju, Geraldo Cabral, enfatizou a relevância social do projeto. "O projeto vai oportunizar e facilitar a reinserção social dos reeducandos, possibilitando uma nova realidade, outros caminhos. � um projeto de muita grandeza social e, trabalhando juntos, vamos conseguir mudar essa realidade", disse.

Na ocasião, o subsecretário da Semarh, Rubens Brito, destacou que o trabalho desenvolvido pelo projeto é uma força-tarefa. "Que juntemos nossas armas para acabar com os focos de incêndio e de queimadas, aproveitando a mão de obra daqueles que precisam ser incluídos e precisam de incentivo para voltar à sociedade", argumentou.

O Projeto
O Acordo de Cooperação Técnica prevê atribuições distintas para cada pasta e conta com o apoio do Comitê do Fogo, composto por mais de 20 entidades em prol do combate a queimadas e incêndios. Dentre as responsabilidades da Seciju está a triagem dos internos e egressos que vão participar dos cursos de capacitação para brigadista. As atividades que irão desenvolver ficarão sob a supervisão da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Na assinatura do termo, foram apresentadas diversas ações em torno do combate às queimadas. A Secretaria de Estado da Comunicação Social desenvolverá campanha publicitária voltada para prevenção e conscientização da sociedade em geral. O plano de ações do projeto está dividido em quatro etapas e a primeira ação já ocorre nesta semana, na quarta-feira, 13, quando será promovido o dia D de Prevenção aos Incêndios Florestais.

A Semarh também apresentou uma nova aquisição do governo do Tocantins, um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para auxiliar no combate e controle do período de queimadas, mais intenso entre os meses de agosto e outubro. (Com informações da ascom da Seciju)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente