Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
28/08/2015 - 11h05m

Primeiro encontro para definir Plano Plurianual tem grande participação popular

 
Carlos Magno / Governo do Tocantins

Começou em Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio, a 517 km da Capital, uma grande mobilização para ouvir a população de todas as regiões do Estado, sobre as prioridades que a administração pública deverá seguir nos próximos quatro anos. Nesta quinta-feira, 27, o governador Marcelo Miranda esteve no município, onde realizou a abertura oficial do primeiro encontro regional para definir o Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, no Colégio Estadual Dom Orione.

Em seu discurso, o governador disse que é tempo de planejar com otimismo o futuro da população tocantinense. "O momento econômico não é dos melhores, mas não devemos nos deixar abater pela crise. Precisamos de união, ouvir as pessoas para que, juntos, possamos criar mecanismos que melhorem a vida da nossa gente", assegurou.

Logo pela manhã, centenas de pessoas fizeram a inscrição para participar dos fóruns de discussões, que foram divididos em seis eixos temáticos: desenvolvimento agrícola e meio ambiente; desenvolvimento regional, urbano e industrial; segurança, assistência social e direitos humanos; saúde; gestão pública; educação e conhecimento.

Responsável pelas discussões que irão nortear o eixo da saúde, a gestora pública Misia Saldanha Figueiredo, explicou que o debate é uma oportunidade da população participar do planejamento, dando sua opinião e expondo a maneira como eles se sentem diante dos problemas e o que propõem como solução.

O professor Josimar da Silva Ferreira, participante do eixo que discute a educação, afirmou que o evento aproxima o Governo das pessoas. "O governador, além de preparar o evento, veio aqui conhecer de perto quais são os nossos problemas e, na minha opinião, isso mostra que ele está interessado em realmente resolver os nossos problemas", concluiu.

Planejamento Mais Perto de Você

A população dos 139 municípios do Estado será ouvida pelo Governo do Tocantins, como forma de aprimorar e qualificar a gestão pública. Para atingir esses municípios, o Estado foi dividido em oito regiões, são elas: Tocantinópolis (abrangendo 25 municípios do Bico do Papagaio); Xambioá (13 municípios da região norte); Natividade (19 municípios do sudeste); Palmeirópolis (13 municípios da região sul); Pedro Afonso (10 municípios do nordeste); Colinas (18 municípios do noroeste); Lagoa da Confusão (19 municípios do centro-oeste); e Aparecida do Rio Negro (22 municípios centro e Jalapão).

Bico do Papagaio

Situada no extremo-norte do Estado, a região do Bico do Papagaio é composta por 25 municípios: Axixá do Tocantins, Nazaré, Riachinho, Sampaio, Sítio Novo do Tocantins, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis.

A população total da região, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 209.048 habitantes.

PPA

O PPA é um instrumento de planejamento, que definirá as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos.  Com esse documento, o Governo estabelece suas prioridades para investir melhor os recursos públicos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente