Professora de Lavandeira é selecionada para próxima fase em programa de intercâmbio da Embaixada dos EUA - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
26/04/2017 - 16h49m

Professora de Lavandeira é selecionada para próxima fase em programa de intercâmbio da Embaixada dos EUA

Philipe Bastos / Governo do Tocantins 
Divulgação
Guilherme Gandara e Rosana Marcia, o exemplo a ser seguido e orgulho de nós lavandeirenses
Guilherme Gandara e Rosana Marcia, o exemplo a ser seguido e orgulho de nós lavandeirenses

Por Rodrigues di Sousa

Enquanto o País e nosso Estado do Tocantins, é manchete ruins e negativas para a sociedade internacional, Lavandeira mais uma vez brilha no cenário das boas noticias positivas. Depois do adolescente Guilherme Gandara viajar por vários Estados Americanos, graças ao sucesso de sua atuação escolar, agora é a vez da renomada professora Rosana Márcia de Souza, professora de inglês do Colégio Estadual Lavandeira ser seleciona e brilhar em solos americanos. um orgulho para nós que vivemos aqui esta pequena cidade, que forma grandes talentos. 

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou a lista dos professores selecionados para a segunda fase do Programa Líderes Internacionais em Educação (Ilep, na sigla em inglês), que oferece intercâmbio a professores brasileiros. Ao todo, 25 professores de Língua Inglesa de todo o País foram selecionados para a fase seguinte, entre eles, a educadora Rosana Márcia de Souza, do Colégio Estadual de Lavandeira, na região sudeste do Estado. A próxima etapa da seleção é o exame Toefl, de proficiência em Língua Inglesa.

 Nessa etapa seletiva, foram levados em consideração os seguintes critérios: Tempo de serviço como professor de inglês e tempo restante para contribuir na rede de ensino; dedicação ao ensino de língua inglesa; formação acadêmica, formação continuada por meio de cursos, oficinas, treinamento, etc.; nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior; domínio da língua inglesa/habilidade linguística; conteúdo das respostas às perguntas do formulário de inscrição; liderança/potencial de multiplicação; e aprovação, por parte da Secretaria de Educação do estado do candidato, de licença com vencimentos â?? em caso de seleção final para o programa. 

Rosana Márcia de Souza leciona há 15 anos no Colégio Estadual de Lavandeira e destacou que tenta repassar aos alunos a paixão que sente pelas línguas estrangeiras. "Eu procuro desenvolver atividades diversificadas com os alunos, como aulões extras, plantões e programa de monitores, para que os alunos mais adiantados auxiliem os que têm alguma dificuldade. O objetivo é fazer da Língua Inglesa algo que seja atrativo, porque não é nada que esteja muito distante da realidade dos alunos", completou. Um dos frutos desse trabalho é o seu aluno, Guilherme Gandara, que representou o Tocantins no Programa Jovens Embaixadores, nos Estados Unidos. 

Sobre o passo dado em direção ao intercâmbio nos Estados Unidos, a professora se mostrou satisfeita com a seleção e frisou que vem se preparando para o exame Toefl, que está previsto para ser realizado em maio. "Desde o ano passado eu venho tentando me inscrever no Ilep. Acredito que a proposta desse intercâmbio tem muito a ver com o trabalho que eu desenvolvo com os alunos no sentido de despertar neles o espírito de liderança. Para a próxima fase, eu estou me preparando, fazendo leituras", destacou. 

De acordo com o cronograma do Ilep 2018, os participantes têm até o dia 31 de maio para enviarem o resultado do Toefl para a Embaixada Americana. Depois disso, serão realizadas as entrevistas com os candidatos que obtiveram os melhores resultados em todas as etapas. As entrevistas serão conduzidas pela própria Embaixada, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o resultado final dos selecionados deverá ser divulgado em setembro. O intercâmbio será realizado entre os meses de janeiro e maio de 2018. 

Sobre o programa 

O Ilep é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que oferece intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos para professores de Língua Inglesa do ensino médio. O objetivo é ampliar o conhecimento dos intercambistas sobre os Estados Unidos, além de fortalecer a excelência no ensino da Língua Inglesa nos países participantes. Durante o programa, serão apresentadas as melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação. O momento também será de desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores americanos e os intercambistas. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente