Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
22/02/2022 - 18h54m

Professores de Novo Alegre e Lavandeira recebem capacitação do projeto Recriar Vidas

Fonte: Ascom Recriar Vidas 
Foto: Celio Carlos

Duas cidades do sudeste Tocantins, Novo Alegre e Lavandeira, estão recebendo o importante projeto estadual Recriar Vidas.

O Recriar Vidas é um programa que nasceu no Tocantins, mas encontra-se em expansão para diversos outros estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará.

O objetivo é a aquisição de livros de prevenção de uso de drogas, e de capacitação por meio de estudo de caso real de profissionais das áreas de educação, assistência social, saúde e segurança pública, dividido em etapas.

Ele também se configura como sendo uma instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica dos profissionais, garantindo a formação de uma rede de proteção social nas cidades, especialmente quanto a avaliação do risco e grau de consumo de substâncias psicoativas, bem como ações de redução dos fatores de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.

Atualmente o projeto é reconhecido pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas no Brasil, pela SENAPRED do Governo Federal, e por diversas outras cidades e instituições que já receberam o Programa. 

Cerca de dez profissionais das áreas de psicologia e pedagogia do Projeto Recriar Vidas percorrem cidades das regiões sul e sudeste do Tocantins promovendo ações de instrumentalização pedagógica e psicológica.

As formações são uma continuidade das ações iniciadas ainda em 2021, prorrogadas e ampliadas em razão da COVID-19. No total, serão capacitados mais de 270 profissionais da educação dos municípios do estado.

A trilha pedagógica é baseada nos conteúdos didáticos "Viver de Cara Limpa, Uma Escolha", entregues aos participantes como guia de orientação e para serem utilizados em atividades com os alunos das redes municipais.

Nas próximas semanas, municípios também do Bico do Papagaio, no extremo norte, devem receber as ações do projeto.

Logo após o carnaval, mais 4 cidades receberão os cursos de formação, que tem como meta de atendimento até 2024 atingir todos os municípios do Tocantins, capacitando 100% das redes municipais e implantando projetos de mitigação de risco social nas 139 cidades do estado.

Lavandeira e Novo Alegre

Em Novo Alegre (TO), as atividades do projeto ocorreram na Escola Municipal Juraildes de Sena Abreu, com a presença do prefeito Fernando Pereira, do Comandante da 1ª CIPM de Arraias (TO), Major Leonardo Amorim Teixeira, professores, conselheiros tutelares, vereadores e secretários da administração do município.

Simultaneamente as ações também ocorreram na Escola Estadual de Lavandeira.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente