Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
16/12/2021 - 11h44m

Projeto Barraginha beneficia cem famílias quilombolas no sudeste do Tocantins

Edvania Peregrini ? Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação Ruraltins
Serão entregues 10 mil alevinos de peixes redondos, da empresa Pirapitinga, beneficiando cem famílias quilombolas da região sudeste
Serão entregues 10 mil alevinos de peixes redondos, da empresa Pirapitinga, beneficiando cem famílias quilombolas da região sudeste
  • Entrega vai ocorrer na manhã desta sexta-feira, 17, propriedade do senhor Daniel Crisóstomo Valadares, na Comunidade Poço D´Anta

A piscicultura em projetos de barraginhas tem se tornado uma alternativa para segurança alimentar e também para geração de renda das famílias quilombolas da Comunidades Poço d´Anta e Baião, no município de Almas. Para fomentar o cultivo de peixes, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a prefeitura, e empresa privadas, realiza, anualmente, o Projeto Barraginhas, com doação de alevinos à comunidade.

Na sexta edição, a inciativa vai ocorrer na manhã desta sexta-feira, 17, propriedade do senhor Daniel Crisóstomo Valadares, na Comunidade Poço D´Anta, onde serão entregues 10 mil alevinos de peixes redondos, da empresa Pirapitinga, beneficiando cem famílias quilombolas da região sudeste. Na ocasião as famílias receberão palestras sobre o manejo e nutrição dos peixes, com o zootecnista Alberto Damasceno, da Socil Rações; e posteriormente, o acompanhamento técnico do Ruraltins para o manejo e despesca do pescado.

Coordenado pelo extensionista do Ruraltins em Almas, João Albuquerque Filho, esse projeto foi idealizado após a construção de barraginhas para amenizar a falta de água durante o período de estiagem no Tocantins. "Essas barraginhas foram instaladas pelo Governo do Estado, por meio da Semarh [Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente], para melhorar a questão da seca na região, e com isso, estas comunidades encontraram outra forma de se beneficiar com esses reservatórios, que é a criação de peixes. Então buscamos para viabilizar esta produção e ajudar as famílias destas comunidades, tanto na complementação alimentar, quanto na geração de renda, com a venda do excedente", explicou.

Esse projeto conta ainda com a parceria com da prefeitura Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e de associações e empresas privadas do ramo da piscicultura.

Barraginhas

As barraginhas são pequenas bacias de captação de águas da chuva e de enxurradas que foram construídas em 17 municípios do território sudeste do Tocantins, região que possuem longos períodos de estiagem. O projeto é desenvolvido pela Semarh em parceria com o Ruraltins visando propiciar a infiltração destas águas no solo, diminuindo os efeitos da erosão e do assoreamento e melhorando ainda a recarga dos aquíferos subterrâneos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente