Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
09/07/2016 - 22h07m

Projeto Barraginhas avança e chega ao município de Taipas na próxima semana

Suene Moraes / Governo do Tocantins 
Fernando Alves/Governo do Tocantins
  • Projeto Barraginhas é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado para amenizar a seca da região sudeste

Com três meses de atuação, o Projeto Barraginhas cumpre mais uma etapa do cronograma no município de Ponte Alta do Bom Jesus e inicia na próxima semana a construção de mais 198 barraginhas na cidade de Taipas, distante 336 km de Palmas. A ação é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e tem como objetivo a construção de pequenas bacias de captação de água da chuva, evitando erosões e assoreamento de pequenos rios, ajudando desta forma no combate à seca da região sudeste do Tocantins.

Conforme o cronograma de obras, o primeiro município beneficiado foi Taguatinga, onde, devido à grande demanda e à necessidade de atender de forma eficiente os produtores rurais, foram construídas 350 barraginhas, 152 a mais do que o previsto inicialmente somente nesta cidade. Já em Ponte Alta do Bom Jesus, as 198 pequenas bacias já foram todas entregues.

Na próxima semana, uma equipe segue para Taipas e a previsão é que as obras sejam executadas dentro de 20 dias, segundo informações do diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo. "Fizemos um plano e, dentro do previsto, as ações estão sendo realizadas sem nenhum obstáculo. Além disso, nossas equipes aumentaram com o apoio do Ruraltins e mais um trator foi adquirido para somar com as outras duas máquinas que tínhamos", informou.  De acordo com Aldo Azevedo, o planejamento segue e somente alguns ajustes foram realizados no projeto para a melhoria e um maior atendimento da população.

Projeto

Ao todo, serão beneficiados 18 municípios, com investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões e a construção de 3.564 barraginhas. Os municípios contemplados ficam localizados na parte sudeste do Tocantins, região semiárida de menor índice de precipitação de chuvas no Estado, com 400 milímetros por ano.

Neste ano, serão atendidas oito cidades além de Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus e Taipas, sendo elas Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Arraias e Novo Jardim. Conforme o cronograma, os nove municípios restantes serão contemplados em 2017.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente