Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
15/12/2021 - 12h29m

Projeto de educação ambiental e boas práticas na alimentação aproxima escola e comunidade

Claudio Paixao/Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação Dicom Seduc/Governo do Tocantins
Estudantes colhendo alimentos para serem entregues para a comunidade escolar
Estudantes colhendo alimentos para serem entregues para a comunidade escolar

O Projeto Semear desenvolvido pelo Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, de Araguaína, incentiva a família dos estudantes a iniciarem o plantio de horta em casa. O projeto, dividido em três etapas, teve sua culminância nesta semana, com a distribuição de hortaliças para a comunidade escolar.

A gestora da unidade de ensino, Maria José Mendes de Aquino, destacou que a iniciativa tem como objetivo fortalecer o elo entre família e escola. "Primeiro fizemos a distribuição das sementes, depois o acompanhamento dos plantios, agora fizemos a coleta e a distribuição dos alimentos produzidos na escola", frisou. 

Com o lançamento do projeto, os alunos receberam sementes de coentro e mudas como incentivo para iniciar a horta em suas casas. Devido ao momento pandêmico, as orientações para o plantio das hortas foram transmitidas por meio de vídeos, aulas on-line e cartilhas como suporte com dicas e sugestões de como fazer a horta.

A segunda etapa do projeto se desenvolveu com os alunos cultivando suas hortas domiciliares e também fazendo manutenção da horta escolar. Os alunos, acompanhados dos professores, faziam visitas constantes para o manejo da horta. Os cuidados foram fundamentais para que as hortaliças crescessem saudáveis.

Dia D do Projeto Semear ocorreu esta semana na Vila Azul, bairro em que a maioria dos estudantes residem. Para essa fase, foram montados kits de legumes com acelga, alface, cheiro verde, tomate cereja e mandioca. Em seguida foram realizadas doações à comunidade, especialmente para os pais dos alunos.

Além dos kits, houve a distribuição das sementes de coentro para as famílias continuarem com o plantio. "As ações foram desenvolvidas com sucesso, pois houve o protagonismo estudantil em que os próprios alunos participaram, desde a plantação até a entrega dos kits na finalização do projeto", destacou a professora idealizadora do projeto Patrícia Santos.

De acordo com Maria José Mendes de Aquino, durante a realização das atividades, além de promover a interação entre as famílias e a escola, foram trabalhadas temáticas importantes. "Trabalhamos questões da educação ambiental, o empreendedorismo, além de refletirmos sobre as boas práticas da alimentação saudável".

Francidalva de Sousa Melo, que tem dois filhos matriculados na unidade de ensino, falou da importância da iniciativa. "Um projeto que nos ajuda muito. Hoje tenho meu canteiro de coentro e já colhi mais sementes para plantar. Um projeto nota dez. Estou muito feliz em receber o kit", apontou.

A estudante Ivete Martins Furtado explicou que, desde o início, as atividades do projeto têm refletido na comunidade. "Tem ajudado muito as famílias, seja pelo incentivo ao plantio, seja pelas doações que fizemos no ‘Dia D’. Estou muito feliz em participar dessa iniciativa tão importante", comemorou. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente