Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
21/08/2017 - 14h32m

Projeto instala sistema de microgeração de energia solar na UFT

Ascom UFT 
Ascom UFT

O projeto de extensão Microgeração Fotovoltaica, desenvolvido pelos alunos do Ramo Estudantil do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) da UFT sob orientação dos professores Alcy Monteiro Júnior, Stefani Freitas e Priscila Oliveira, visa desenvolver uma bicicleta elétrica para o Câmpus de Palmas, que pode ser carregada diretamente na rede de energia. Placas fotovoltaicas já estão instaladas nos telhados dos Bloco I e H para viabilizar o projeto.

"Pensamos em montar uma bicicleta ergométrica. Nela, quando uma pessoa estiver se exercitando, produzirá energia e alimentará a Universidade. Então, temos a questão da geração de energia e a qualidade de vida que será proporcionada para alunos e servidores. Nossa meta é que esse projeto ocorra o quanto antes", explica o professor Monteiro.

Para realização do projeto, a Universidade ganhou um kit da empresa PHB Solar com placas fotovoltaicas. Quem executou a montagem do kit foram as empresas Palmas Energia Solar e PHB Solar, sem qualquer ônus para a Universidade. A fixação é feita com uma estrutura específica e vem junto com o kit. O sistema de microgeração de energia solar está instalado nos Blocos H e I e cogera energia para o Bloco dos laboratórios de Engenharia Elétrica.

  O objetivo do projeto Microgeração Fotovoltaica "sinaliza um importante passo para estudos de sustentabilidade, energias renováveis e geração distribuída no Câmpus da UFT", diz a professora Stefani.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente