Projeto Residência Arraias encerram atividades neste sábado dia 03. - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
01/10/2015 - 09h34m

Projeto Residência Arraias encerram atividades neste sábado dia 03.

A1News 
A1 News
integrantes do grupo Solarys e comunidade em geral
integrantes do grupo Solarys e comunidade em geral
  • Formação para o teatro de rua e participaram de oficinas com a atriz Valéria Elias

No dia 03 de outubro acontecerá em Arraias o encerramento do projeto Residência artística em Arraias â?? Formação para o teatro de rua, contemplado no edital Rumos Itaú Cultural 2013, quando serão apresentados ao público os espetáculos de teatro que foram montados no decorrer dos 6 meses de  duração do projeto. Durante esse período, cerca de 40 alunos (integrantes do grupo Solarys e comunidade em geral) tiveram aulas com o professor residente Carlos Neri, que ministrou o curso Formação para o teatro de rua e participaram de oficinas com a atriz Valéria Elias, com o poeta e ator Osmar Casagrande, com o Grupo Arte e Memória e com ator Nival Correia e participação especial do músico Márcio Belo. Estas oficinas - Figurino com recicláveis, O texto teatral, Educação Patrimonial e O corpo na comédia, respectivamente, complementaram o curso de Formação para o teatro de rua, permitindo troca de experiências dos alunos com diversos profissionais. O projeto contemplou também uma apresentação do espetáculo de teatro A caixa, da Spatium Arte e Cultura, com o ator Nival Correia e os músicos J. Bulhões, Ailton Yabeta e Márcio Belo, que fazem a trilha sonora ao vivo.

As aulas do projeto aconteceram no Museu Histórico de Arraias, na Feira Coberta, na Praça da Matriz e nas ruas de Arraias, onde os alunos fizeram atividades que exploraram referências culturais locais e montaram pequenas histórias baseadas em fatos e lendas desta cidade.

Além dessas atividades previstas no projeto, os alunos fizeram intervenções artísticas em vários eventos culturais de Arraias â?? I Noite Cultural da UFT, festejo de Nossa Senhora dos Remédios, festa do dia das mães e Reencontro Nacional dos Agroextrativistas do Cerrado, ambos na Escola Agrícola de Arraias, e em Palmas, no 9º Salão do Livro.

A programação do dia 03 de outubro começa às 20 horas, na Praça da Matriz, em Arraias. Os alunos, divididos em grupos, apresentarão 5 histórias curtas, do Grupo de Teatro Solarys, de Arraias, e duas peças teatrais: Bodas de Romeu, de autoria de Carlos Neri e Alegria de palhaço é ver o circo pegar fogo, de autoria coletiva.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente