Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
10/02/2022 - 18h06m

RECRIAR VIDA PERCORRE CIDADES DO SUL E SUDESTE DO TOCANTINS

Ascom Recriar Vidas 
Foto: Divulgação Recriar Vidas

Em continuidade as ações iniciadas em 2021, Projeto Recriar Vidas é promovido em Figueirópolis, Novo Alegre e Lavandeira e apresentado na cidade de Gurupi. Ao final da semana, serão quase 2 mil quilômetros de deslocamento com a intenção de capacitar pessoas para salvar vidas.

Cerca de dez profissionais das áreas de psicologia e pedagogia do Projeto Recriar Vidas, percorrem cidades das regiões sul e sudeste promovendo ações de instrumentalização pedagógica e psicológica. As formações são uma continuidade das ações iniciadas ainda em 2021, prorrogadas e ampliadas em razão da COVID-19. No total, serão capacitados mais de 270 profissionais da educação dos municípios e do estado, assistência, saúde, conselhos tutelares, vereadores e sociedade civil organizada, das cidades de Figueirópolis, Novo Alegre e Lavandeira. A trilha pedagógica é baseada nos conteúdos didáticos "Viver de Cara Limpa, Uma Escolha", entregues aos participantes como guia de orientação e para serem utilizados EM atividades com os alunos das redes municipais.

Figueirópolis

Após duas atividades realizadas o ano de 2021, nos dias 8 e 9 de fevereiro, foi realizada a imersão na cidade de Figueirópolis, com a participação da Secretária Municipal de Educação, Arlete Barros, representando a prefeita Jakeline e representantes da Câmara de Vereadores. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Educação, Professor Dieime Machado Alves, a capacitação é uma oportunidade única de compreender melhor o que pode desencadear uma série de problemas em crianças e adolescentes, ao longo da vida, quando não são abordamos corretamente, fatores como ansiedade, depressão, bullying, gravidez na adolescência, entre outros. Em vídeo gravado ele afirmou que "nós educadores precisamos estar preparados para lidar com tudo isso. E o que não aprendemos na teoria ou prática na faculdade, aprendemos no dia a dia da escola e no aprimoramento da capacitação. A Recriar Vida proporcionou uma nova forma de enxergar os nossos alunos. A possibilidade de transformar a vida das crianças é um desejo para esse retorno em meio ao momento de grande dificuldade imposto pela pandemia", afirmou o educador.

Gurupi

Aproveitando a passagem pela região sul, a equipe, com a participação do proprietário Ricardo Ribeirinha, apresentou na quarta-feira, dia 9 de fevereiro, ao Secretário Municipal de Educação de Gurupi, Professor Davi, e toda equipe pedagógica, as ações desenvolvidas pela Recriar nos municípios tocantinenses, e fora do Tocantins em regiões como Minas Gerais e São Paulo. A apresentação teve como intenção elucidar para equipe pedagógica da Secretaria, como são desenvolvidas as ações, quais os objetivos, conteúdos e como as escolas podem desenvolver ações permanentes de mitigação de risco social e de consumo de drogas nas suas unidades, em parceria com assistência, saúde, órgãos de fiscalização e sociedade civil. A expectativa, é que a partir de março de 2022, possa ser formalizada uma parceria para formação da rede municipal, dentro do projeto Recriar Vidas.

Região Sudeste

Prosseguindo nas ações, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, as instrumentalizações serão realizadas nas cidades de Novo Alegre e Lavandeira simultaneamente. Na primeira cidade as atividades ocorrem na Escola Municipal Juraildes Sena Abreu e na segunda na Escola Estadual de Lavandeira. Na abertura em Novo Alegre, com a presença do prefeito Municipal, Fernando Pereira Gomes, o gestor destacou que tomou conhecimento do projeto em visita ao Ministério da Cidadania em Brasília, parceira do projeto. "Em agenda na capital federal estive em contato com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria sobre Drogas, e lá soube de uma ação desenvolvida no Tocantins por meio da Recriar. Percebi a seriedade do trabalho da equipe, que são pessoas conhecidas, e ainda em 2021 convidei para as ações em nossa cidade. Tenho preocupação com a educação de qualidade das nossas crianças e jovens e com a formação dos professores, especialmente para evitar problemas psicossociais e de envolvimento de drogas. Trouxe pra ajudar a proteger nosso povo do jeito certo, com informação e educação", reiterou Fernando Pereira. O Prefeito de Lavandeira, Professor César, informou por telefone que também tomou conhecimento nas agendas por busca de recursos em Brasília. "Acredito que toda região tem que estar unida, em sintonia para ajudar as pessoas com problemas relacionados a ansiedade, depressão, gravidez na adolescência, prevenção as drogas". Convidamos o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior para entregar os certificados nas próximas semanas e para fazermos as oficinas de projetos. Queremos um projeto regional mitigação de risco social, de forma permanente e juntos faremos", finalizou o gestor municipal de Lavandeira.

Nas próximas semanas municípios do Bico do Papagaio devem receber as ações. Logo após o carnaval, mais 4 cidades receberão os cursos de formação, que tem como meta de atendimento até 2024 atingir todos os municípios do Tocantins, capacitando 100% das redes municipais e implantando projetos de mitigação de risco social nas 139 cidades.

PROJETO RECRIAR VIDAS

O Recriar Vidas é um programa que nasceu no Tocantins mas encontra-se em expansão para diversos outros estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará, tendo como objetivo a aquisição de livros de prevenção de uso de drogas, e de capacitação por meio de estudo de caso real de profissionais das áreas de educação, assistência, saúde e segurança, dividido em etapas, sendo instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica dos profissionais, garantindo a formação de uma rede de proteção social nas cidades, especialmente quanto a avaliação do risco e grau de consumo de substâncias psicoativas, bem como ações de redução dos fatores de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Atualmente o Projeto é reconhecido pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas no Brasil, pela SENAPRED do Governo Federal, e por diversas outras cidades e instituições que já receberam o Programa.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente