Reflexão sobre a igualdade de gênero marca celebração do Dia da Mulher na Educação - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
09/03/2016 - 09h32m

Reflexão sobre a igualdade de gênero marca celebração do Dia da Mulher na Educação

Josélia de Lima / Governo do Tocantins 
Adilvan Nogueira / Governo do Tocantins
Seduc comemora Dia da Mulher com reflexões sobre o potencial feminino
Seduc comemora Dia da Mulher com reflexões sobre o potencial feminino
  • Morgana Gomes lamentou que as mulheres ainda sofram com a discriminação - Adilvan Nogueira / Governo do Tocantins

O educador persa Mirzá Husayn-â??Ali (Baháâ??uâ??lláh) explicou que a humanidade assemelha-se a uma ave com suas duas asas â?? uma representa o homem; a outra, a mulher. A ave, a menos que ambas as asas sejam fortes, não poderá voar, assim é a humanidade. Para seu pleno desenvolvimento, é necessário que homens e mulheres estejam de mãos dadas. E foi essa reflexão sobre a igualdade de direitos entre gêneros que marcou a discussão alusiva ao Dia da Mulher, na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 8. 

O secretário Adão Francisco de Oliveira explicou que essa data não deve ser lembrada como um dia comemorativo. Para ele, o Dia da Mulher exige uma reflexão maior. "O Dia da mulher não é um dia meramente comercial, em que o homem, o marido ou o namorado faça um ato de carinho para sua companheira. Em todos os dias, as mulheres precisam desses pequenos atos de gentileza. Ã? preciso que haja uma reflexão sobre a dimensão de poder e que as mulheres tenham condições e sejam capazes de assumir as lideranças", ressaltou. 

Germana Pires, convidada para o evento, lembrou a história das operárias de uma fábrica de tecidos, situada nos Estados Unidos, que estavam em greve, e foram incendiadas quando reivindicavam melhores condições de trabalho. "Esse é um dia marcado por lutas e, a mulher, além de buscar melhorias no trabalho, na vida pessoal, tem que estudar e ainda consegue desempenhar com maestria o papel de mãe", frisou. 

A subsecretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Morgana Nunes Tavares Gomes, lembrou que apesar das lutas ocorridas no decorrer dos últimos anos, a mulher ainda tem muito a alcançar. "Cerca de 50% da população feminina ainda sofre discriminação e assédio moral. Devemos apoiar essas pessoas, e não julgá-las. Devemos proporcionar o empoderamento humanitário", esclareceu. 

Elas por elas 

Edna Lúcia Goulart, da equipe do Cerimonial da Seduc, comentou que é uma ação satisfatória preparar uma homenagem para as mulheres, mas lamenta. "Acho que as mulheres e homens deveriam ser vistos com igualdade, não deveria haver diferença", afirmou. 

Márcia Ribeiro, que trabalha com projetos na Seduc, ressaltou que ficou emocionada durante o evento. "Temos 365 dias, mas ter um dia para pararmos e olhar para nossas colegas, nos fortalece, melhora nossa autoestima e nos valoriza", informou. 

Fátima Oliveira, recepcionista da Seduc, disse que o momento foi lindo. "Olhamos para nossas colegas e elas estavam alegres e esse momento nos tira da rotina e nos faz esquecer os nossos conflitos e problemas". 

A educadora Marluce Tavares e Silva Campos contou que ficou surpresa com a homenagem. "Ã? importante porque valoriza as relações interpessoais". 

E a servidora Rosaina Aparecida Souza, da Inspeção Escolar também comentou sobre o evento. "A mulher é forte, é guerreira, não tem nada de sexo frágil", concluiu.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente