Rio que abastece Campos Belos (GO) está em estado muito crítico - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
25/07/2017 - 11h42m

Rio que abastece Campos Belos (GO) está em estado muito crítico

Do blog Dinomar Miranda 
Divulgação

Mal começou o período de estiagem e é de espantar a situação de vazão do Rio Montes Claros, a única fonte de água dos cerca de 20 mil habitantes da cidade de Campos Belos, no nordeste de Goiás. 
Um morador, nascido e criado praticamente na beira do rio, passou pelo local na tarde desta sexta-feira (21), e ficou espantado com a situação, que parece ser para lá de crítica.

As fotografias de hoje são a prova mais cabal da precariedade do manancial e mostram que o rio não tem 1,5 m de largura e 20 cm de profundidade. � delicadíssimo. "O local da barragem é onde a Sanego capta a água para o abastecimento da cidade. Após o pequeno açude, o rio vira um córrego.

A vazão dele está bem abaixo do normal, muito. A população tem que saber disso", afirma fonte, externando grande preocupação.

Além da falta de chuva, o morador, que conhece há anos o rio Montes Claro, diz que a principal causa, além da falta de chuva, é o desmatamento das APP (área de preservação permanente.
O desmatamento da mata ciliar há anos castiga o velho Montes Claros. Parece que agora chegou a hora de se pagar o preço pela irresponsabilidade.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente