Roberto Pires apresenta evolução da Fieto com livro "Indústria para Transformar" - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
09/06/2016 - 17h57m

Roberto Pires apresenta evolução da Fieto com livro "Indústria para Transformar"

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Fieto) 
Foto: Ademir dos Anjos/Fieto
Roberto Pires com gestores e representantes de orgãos de entidades
Roberto Pires com gestores e representantes de orgãos de entidades

O lançamento e apresentação da publicação Indústria Para Transformar pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, no evento "Gestão Ã?s Claras" na noite desta quarta-feira, 8, em Palmas, contou com a presença de empresários, membros de órgãos de controle, representantes de poderes e entidades e gestores públicos. O livro, que reúne investimentos, ações, evolução e resultados alcançados pelo Sistema Fieto nos últimos seis anos (2010 a 2015) sob a gestão do presidente Roberto Pires (2009 â?? 2015/ 2016 - 2020), está disponível no sitegestaoasclaras.sistemafieto.com.br.

Foto: Ademir dos Anjos/Fieto
Roberto Pires (sem o livro) com gestores e representantes de orgãos de entidades

Na abertura do evento, Pires fez uma contextualização histórica do Sistema Indústria no Brasil e no Tocantins quando, em 1992, a Fieto foi criada "como uma tentativa de alavancar o segmento industrial, até então quase que totalmente agropastoril". As principais ações e resultados de 2010 a 2015 registradas na publicação Indústria Para Transformar foram apontadas pelo presidente que falou ainda sobre a visão de futuro buscada pela federação.

"Nos últimos cinco anos, triplicamos nossa capacidade de atendimento para aumentar a oferta de mão de obra qualificada para a indústria. Mas ainda há muito mais por fazer. Em nosso Estado, 40% dos empregos formais ainda estão ancorados na máquina pública. Acabamos de construir o planejamento estratégico 2016 - 2022 e seguiremos cumprindo nossa missão de impulsionar o fortalecimento da indústria, que é um dos melhores caminhos para gerar emprego e renda para os tocantinenses", analisou Pires.

A evolução do trabalho da federação neste sentido foi demonstrada em resultados como as 90 mil matrículas em cursos ou atividades na chamada gratuidade regimental voltada para jovens desempregados ou de baixa renda, somente nos últimos seis anos, número "muito acima do que é exigido por lei", segundo o presidente. Outro exemplo é a taxa de crescimento dos investimentos em infraestrutura que passou de R$ 3.765.480 para R$ 20.922.554 de 2010 a 2015, o que equivale a 456%.

Duas palestras com foco na Educação e na contribuição do Sistema Indústria para o Tocantins e o Brasil foram proferidas pelo economista e articulista especialista em educação da Revista Veja, Cláudio de Moura Castro e pelo diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.

O evento contou com a presença da vice-governadora do Estado do Tocantins, Cláudia Lélis (PV), do deputado estadual Paulo Mourão (PT), do chefe da Controladoria Geral da União no Tocantins, Cláudio Paiva, do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Severiano Costandrade, conselheiros e presidentes de sindicatos do Sistema Fieto, entre outros.

Foto: Divulgação/Fiesc
Claudio de Moura Castro é especialista em Educação

Palestras
Em sua palestra, o diretor da CNI, Rafael Lucchesi, destacou a presença do Sistema Indústria no Brasil e resultados alcançados pelas instituições. "Em 2015, nós treinamos e capacitamos 10 milhões de pessoas em educação profissional em todo Brasil com o Senai. No Sesi, nossa principal ação é na área de Saúde e Segurança promovendo um ambiente de trabalho seguro, melhorando a qualidade de vida e também diminuindo o impacto do alto índice de afastamentos das pessoas de seus ambientes de trabalho no Brasil", afirmou o diretor.

O diferencial de instituições como o Senai que, segundo Lucchesi, tem "pontaria]â?? e conteúdo dinâmico para acompanhar as mudanças também foram abordados pelo diretor e pelo especialista em educação Claudio de Moura Castro. "A educação profissional se modifica profundamente ao longo dos anos. O operador petroquímico aprende um conteúdo e as exigências do chão de fábrica. Os requisitos de formação que ele precisa são completamente diferentes de 17 anos atrás, por exemplo, e os empresários sabem disso e que as rotas tecnológicas têm que ter uma permanente atualização no dia a dia. E nós fazemos isso no Senai analisando as questões do mundo do trabalho", explicou Lucchesi.

"Em formação profissional o mais difícil de tudo é a pontaria. Ã? você acertar o curso num aluno que tem o perfil daquele curso diante de um mercado que existe e não o que gostaria que existisse. O Senai se sai muito bem porque como são os empresários que mandam eles não têm interesse de ver a instituição produzindo um perfil de pessoa que eles não podem aproveitar. Isso torna o Senai uma instituição única no mundo", avaliou Claudio de Moura Castro. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Fieto)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente