Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
27/11/2015 - 08h47m

Rocha Miranda cobra combate da leishmaniose em São Bento

Elpídio Lopes 
Foto: Koró Rocha.
Rocha Miranda quer melhorias no atendimento da saúde do povo do Bico do Papagaio
Rocha Miranda quer melhorias no atendimento da saúde do povo do Bico do Papagaio

Um requerimento do deputado Rocha Miranda (PMDB) que cobra da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) o envio de equipe da Vigilância Sanitária ao município de São Bento do Tocantins para combater a Leishmaniose foi aprovado na Ordem do Dia desta quinta-feira, 18. Segundo o parlamentar, aquela cidade da região do Bico do Papagaio passa por um surto da doença, já que foram notificados mais de 50 casos, o que, para o deputado, é assustador.

Rocha Miranda diz ainda que o aumento do número de casos em São Bento e no resto do Estado deve deixar em alerta as autoridades, pois significa grande chance de contaminação de outras pessoas. Jorge Frederico (SD) também solicitou da Sesau parceria com os municípios do Estado para realizar a castração de cães e de gatos, e para a aquisição de medicamentos que são utilizados com frequência no Tocantins embora não façam parte dos protocolos do Ministério da Saúde. Júnior Evangelista (PRTB) pediu a instalação do Programa Balcão da Cidadania, no dia 7 de dezembro, em Miracema do Tocantins, com vistas a atender à população que precisa dos serviços por ele oferecidos.

Matéria do petista Zé Roberto propõe que a Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público convide representantes do Procon, Defensoria, Ministério Público, Agência Nacional do Petróleo, Sindicatos dos Taxistas, dos Mototaxistas, dos Caminhoneiros, dos Postos de Combustíveis e do IMETRO para debater na Assembleia sobre o alto preço dos combustíveis e do gás de cozinha em Palmas e no Estado.  Solicitação do deputado José Bonifácio (PR) destinada ao Governo do Estado para que vistorie as obras do programa "Pró-Município", executado pelo o ex-governador Sandoval Cardoso (SD).

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) revindica do Governo Estadual o envio de retroescavadeira para abertura de cacimbas para pequenos produtores do Recanto do Corrente, no município de Babaçulâdia. Ela quer também a intervenção do Executivo junto à Odebrecht/Saneatins para solucionar o problema das fossas sépticas da Casa de Prisão Provisória e do IML de Araguaia, que estão, segundo ela, em péssimo estado de conservação. Por sua vez, Ricardo Ayres (PSB) teve aprovado requerimento que leva em anexo anteprojeto de lei ao governador Marcelo Miranda (PMDB) sugerindo a alteração do Código Tributário do Estado para tornar gratuita a emissão da segunda via da Carteira de Identidade para pessoas de baixo poder aquisitivo.

Nilton Franco (PMDB) solicita a construção de rede asfáltica e a drenagem pluvial nos setores Santa Filomena e Novo Horizonte, em Miracema. Já Cleiton Cardoso (PSL) cobra patrolamento e encascalhamento das estradas vicinais, além da gradagem em propriedades de pequenos agricultores da região do projeto São João I, em Porto Nacional.

Wanderlei Barbosa (SD) teve aprovado pedido de informação ao prefeito Carlos Amastha (PSB) a respeito de denúncias veiculadas nas redes sociais, mostrando descaso e depredações das diversas unidades públicas descentralizadas para o Shopping da Cidadania, e se haverá reforma, os custos e o prazo para o retorno das prestações de serviços ao contribuinte palmense, principalmente, destinados aos moradores da região sul da capital.

A deputada Amália Santana (PT) conseguiu prorrogar por mais 60 dias a CPI que investiga a violência contra a mulher no Estado do Tocantins. Os deputados Toinho Andrade (PSD), Vilmar de Oliveira (SD) também tiveram matérias aprovadas, dentre elas a que pede ao Executivo Estadual a liberação de ambulância para Lagoa do Tocantins. (Elpídio Lopes)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente