Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
17/01/2018 - 16h25m

Seagro e Mapa assinam convênio para recuperar estradas vicinais em seis municípios

Ascom/Seagro 
Foto: Rejane Nunes

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) assinaram nesta terça-feira, 16, convênio no valor de aproximadamente R$ 7,4 milhões para recuperar cerca de 300 quilômetros de estradas vicinais em seis municípios do Estado. As cidades atendidas são Alvorada, Cristalândia, Barrolândia, Lizarda, Paranã e São Bento do Tocantins. O recurso é proveniente de emenda parlamentar da Bancada Federal, trabalhada pelo deputado Carlos Caguim.

 

A assinatura ocorreu com a presença do secretário da Agricultura, Clemente Barros; do deputado Carlos Gaguim; e dos prefeitos Paulo Antonio de Lima Segundo, de Alvorada; Cleiton Cantuario Brito, de Cristalândia; Adriano José Ribeiro, de Barrolândia; Suelene Lustosa Matos, de Lizarda; Fabricio Viana Camelo Conceição, de Paranã; e Ronaldo Rodrigues Parente, de São Bento do Tocantins.

 

O convênio garante a recuperação de aproximadamente 40 km de estradas vicinais em cada cidade, incluindo a recuperação de pontes, terraplanagem, bueiros, cascalhamento e controle de erosão. A recuperação das estradas promoverá a melhoria na logística produtiva de um total de 2.500 agricultores familiares nos seis municípios. 

 

Segundo o secretário da Seagro, Clemente Barros as tramitações serão resolvidas em parceria com os municípios em três pontos principais para efetivação do convênio: a elaboração dos projetos de engenharia, as titularidades e o licenciamento ambiental. "Todos os prefeitos saíram motivados e compromissados com a urgência de solução das demandas apresentadas".

 

Segundo o diretor de Gestão em Projetos da Seagro, Thiago Dourado, o convênio já está assinado, contratado e empenhado junto a Caixa Econômica Federal. O próximo passo será sanar os apontamentos contidos nas cláusulas suspensivas emitidas pela Caixa. O processo licitatório deve ser publicado até o mês de março.

 

Benefícios

 

A prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa Matos (professora Sussu) disse que o benefício atenderá comunidades rurais mais distantes, a exemplo do distrito Alto Bonito. "A região possui muitos agricultores que plantam e criam pequenos animais para comercializar na cidade, por isso essa recuperação é muito importante para estes produtores", enfatizou.

 

Para o prefeito de Cristalândia, Cleiton Cantuario Brito, esse convênio chegou em momento propício, pois os produtores rurais do município possuem como fonte de geração e renda a comercialização da produção agropecuária, e a recuperação das estradas vicinais é de extrema necessidade para a logística desses produtos. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente