SEBRAE das regiões Sul e Sudeste capacita Agentes de Desenvolvimento Municipais - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
29/06/2017 - 13h33m

SEBRAE das regiões Sul e Sudeste capacita Agentes de Desenvolvimento Municipais

Rodrigues di Sousa 
Ascom Sebrae

O SEBRAE Tocantins está realizando durante esta semana, de 26 de a 30 de junho na cidade de Gurupi, o curso de Agente de Desenvolvimento (AD) para atuar no apoio aos Microempreededores Individuais e as Micros e Pequenas Empresas (MPEs) nos municípios. Ao todos 21 AD de 19 municípios participam da capacitação patrocinada pelo SEBRAE - TO, entre elas dois vice-prefeitos, de Dianopolis professora Francisca Ribeiro (PSB) e Combinado Glauco Rafael (PMDB), além de alguns secretários municipais de desenvolvimento, COMO O JORNALISTA Rodrigues di Sousa de Lavandeira.

A capacitação sobre a orientação da Consultora contratada pelo SEBRAE Vera Kutz de Recife - PE, com vasta experiência em treinamentos em ADs e com auto conhecimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, conduziu o curso com duração de 40 horas de aulas, abordando dentre os temas, o tratamento especial que os municípios deve dar aos MEIs, e as Pequenas  e Médias Empresas instaladas nos municípios, tanto no auxilio a suas organizações, quanto no questão das compras governamentais,  além do cumprimento da Lei Geral das MPEs. Vera Kutz abordou ainda sobre a importância da circulação do dinheiro na economia local, apresentando o filme "As voltas que o dinheiro dá", além da importância da desburocratização e capacitação dos MPEs locais para preparar para as licitações.

Segundo a coordenadora do SEBRAE â?? TO, Mara Noleto, o curso básico de Agente de Desenvolvimento (AD) visa atender os municípios com novas gestões, que trocaram de prefeitos e consequentemente seus AD, devido muitos não serem do quadro de servidores efetivos e por muitos dos anteriores serem de cargos de confianças dos ex-gestores que deixaram as administrações com o fim dos mandatos.

O superintendente do SEBRAE no Tocantins Omar Hennemann fez uma rápida visita no curso e falou das grandes vantagens e importância que os municípios têm na criação da Sala do Empreendedor e no apoio as Micros e Pequenas Empresas, principalmente na formalização dos MEIs, ao reafirmar o compromisso do SEBRAE com o fortalecimento dos pequenos negócios como fator de desenvolvimento econômico e social na melhoria na qualidade de vida da população. Segundo ele, quando o município se desenvolve, diminui ou acaba a dependência do cidadão com o poder publico municipal, ao reafirmar que apoiar os pequenos negocias a cidade se desenvolve, gera empregos e melhora as condições econômicas do cidadão.

Para o vice-prefeito de Combinado Glauco Rafael (PMDB), que já foi AD na gestão passada, mas não recebeu apoio na gestão passada para desenvolver, resolveu participar novamente, o que para ele é muito importante que repetir essa capacitação, tendo em vistas algumas alterações na questão da legislação e por isso resolveu participar do curso, tendo em vista a visão do prefeito Lindolfo do Prado Neto (PV) em dar importância do desenvolvimento local.

Já a vice-prefeita de Dianopolis professora Francisca Ribeiro (PSB) afirmou que sua preocupação é levar o aprendizado ao município e estimular o prefeito Padre Gleybson Moreira (PSB), a apoiar e priorizar as pequenas empresas de seu município, com a Sala do Empreendedor. Ela afirmou que apoiar o empreendedorismo será sua principal prioridade, por entender da importância da geração de emprego e renda.

Já o Consultor do SEBRAE de Dianopolis, Amaraí Tavares, foi categórico, em ressaltar a importância dos agentes de desenvolvimento em convencer o secretário e o prefeito a implantar ou reimplantar a Sala do empreendedor, e oferecer ao micro empresário local, a capacitar para participar das compras governamentais, mas também fortalecer nas vendas de varejos, incentivando os empresários buscar capacitação dos seus funcionários.

Ao passo que o secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico jornalista Rodrigues di Sousa (PV) e Agente de Desenvolvimento, viu no curso de AD uma grande ferramenta para impulsionar o desenvolvimento econômico e social, com a instalação da sala do empreendedor e na articulação de estimulo aos micros e pequenos empresários e reafirmou que levará ao prefeito Roberto Cesar (PMDB), que, segundo ele tem grande visão econômica, e mostrar a grande importância de apoiar os empresários locais, priorizando a aquisição de produtos e serviços no comercio local, com a visão da importância da volta que o dinheiro dá na economia local.

Para a Agente de Desenvolvimento de Arraias Maria Abadia, essa foi uma grande oportunidade para buscar conhecimentos e trabalhar para implantar a sala do empreendedor no seu município, visando fortalecer os pequenos negócios, principalmente na formalização dos empreendedores individuais, para o desenvolvimento local. Ao passo que para a AD de São Valério da natividade Gleyciane Castro, é importante que o gestor local busque forma de fortalecer a circulação de pelo menos parte do dinheiro do município na economia local, priorizando os pequenos empresários locais.

Enquanto que para o pregoeiro de Figueiropolis João José, é importante que os gestores observem a Lei Geral e se esforce para priorizar os micro e pequenos empresários dos municípios e capacite os para participar das licitações e assim fazer com que os pequenos negócios, vendam mais para os municípios,

Já o AD de Formoso do Araguaia Ricardo Rezende, ressaltou que acredita que com mais este conhecimento, é possível, proporcionar apoio aos micros empresários e propor a eles uma agenda positiva de organização e capacita-los para buscar o fortalecimento e crescimentos de seus negócios. Mas reafirmou que é preciso oferecer condições para isso. Para ele é preciso que os municípios ofereçam condições e apoia as ações do AD, sobre tudo implantando a Sala do Empreendedor.

Para o chefe do Escritório do SEBRAE de Dianópolis Antonio Cursino, os Agentes de Desenvolvimentos, tem um papel fundamental, na articulação entre o empresário e o prefeito municipal ou seus auxiliares diretos, e umas das ferramentas importante é essa capacitação e posteriormente a implantação da Sala do Empreendedor. Mas é preciso que os prefeitos de condições aos AD em realizar o trabalho constante de orientação e apoio ao mesmo.

Os Agentes de Desenvolvimento dos municípios da Região Sul e Sudeste, foram recepcionados pelo gerente da Regional Sebrae de Gurupi Thiago Milhomem.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente