Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
23/11/2017 - 17h40m

SEBRAE realiza curso sobre Compras Governamentais no Sudeste

Rodrigues di Sousa do Portal JTI 
Divulgação JTI Noticias

Visando oferecer aos municípios mão de obra capacitada para o setor de compras das prefeituras, o SEBRAE Tocantins realizou nos últimos dias 21, 22 e 23 de novembro, o curso sobre Compras Governamentais para compradores voltados para Agentes de Desenvolvimentos, Pregoeiros, Setor de Compras e Secretários da região Sudeste. O curso de capacitação foi realizado na cidade de Taguatinga.

Coordenado pela consultora do SEBRAE para a região Sudeste Elizabeth Cerutti e ministrado pelo facilitador do Sebrae de Gurupi Amarair Tavares, os participantes aprenderam dentre outras informações como as prefeituras priorizar as compras dos pequenos negócios voltadas para a Micros e Pequenas Empresas (MPE), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Micro Empreendedores Individuais (MEIs), além da Agricultura Familiar, conforme o que rege as leis 123/2006, 147/2014, 8.666/93, 10.520/2002 e suas alterações.

O curso com duração de 24 horas, contou com cerca de 30 servidores, representantes de 10 municípios da região, entre eles: Almas, Arraias, Aurora, Chapada da Natividade, Dianopolis, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Paranã e Taguatinga. Já os demais 16 não enviaram representantes para este importante curso.

Segundo Amarair Tavares, esse curso é de fundamental importância para que os municípios possam aplicar as leis que dá tratamentos diferenciados aos pequenos negócios locais ou regionais, sem prejudicar a aplicação das licitações 8.666/93 corretamente, e com isso promover as micros e pequenas empresas fazendo com que elas possam crescer e gerar mais empregos e melhorando a arrecadação do município.

Para Elizabeth Cerutti, essa foi uma oportunidade importante para que os municípios pudessem melhorar seu sistema de compras, cumprindo com a lei de licitação, mas ao mesmo tempo fortalecendo a cadeia produtiva e dando oportunidades para os empresários locais em gerar mais empregos e o município arrecadando mais impostos, fazendo com que o dinheiro do município circula por mais tempo no município.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente