Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
08/03/2022 - 16h46m

Secretaria da Educação comemora o Dia da Mulher com músicas e poesia

Joselia de Lima/Governo do Tocantins 
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Morgana Nunes Tavares da Seduc com a presença marcante dpo secretário Fabio Vaz
Morgana Nunes Tavares da Seduc com a presença marcante dpo secretário Fabio Vaz
  • Secretário Fábio Vaz homenageia servidoras
  •  Secretário homenageia servidora Fernanda Lima
  •  Alegria e emoção na celebrado do Dia da Mulher
  • Morgana Nunes Tavares da Seduc

Emoção, alegria e poesia marcaram as comemorações do Dia da Mulher, na Secretaria da Educação do Tocantins, nesta terça-feira, 8. A solenidade reuniu as servidoras que atuam na sede e nos anexos da Seduc, em Palmas, e contou com a participação dos músicos Israel Freitas e Higor Lira. O foco da celebração do Dia da Mulher foi a luta que elas encaram ao longo da vida, para conquistarem seus espaços no mercado de trabalho, a estabilidade emocional e econômica.

O secretário Fábio Pereira Vaz, ressaltou que as mulheres desempenham um papel muito importante na educação. "A Secretaria da Educação é uma Pasta formada por uma maioria de servidoras e cada uma delas exercem suas atividades com maestria. São profissionais que fazem a história da educação tocantinense e que com muita competência desempenham as suas funções. Hoje é um dia de agradecermos a cada mulher e pensarmos a educação como um meio de transformação social e de sensibilização, como uma ferramenta que pode tornar a sociedade mais respeitosa com as mulheres".

Morgana Nunes Tavares Gomes, superintendente de Finanças e máster coach promoveu uma dinâmica voltada para o autorreconhecimento e lembrou a luta e a resistência de muitas mulheres, para que no momento atual, elas desfrutassem de mais liberdade. "Não podemos esquecer a história de muitas mulheres que mostraram resistência em tantos momentos da vida para trazer dias melhores para nós. Cito como exemplo, a calça comprida, situação que as primeiras mulheres que usaram, nas décadas de 60 e 70, foram criticadas e em alguns momentos foram até proibidas de usar. Também peço às mulheres que olhem para si mesmas, para sua essência, para descobrir o valor de cada uma para a família e para a sociedade", frisou.

Desafios de ser mulher

A servidora Eliziane de Paula destacou que a vida requer a construção de valores como a resistência. "Ser mulher é amar a si mesma e ao próximo, no decorrer da vida tive que conciliar estudos, trabalho e família e aprender a ser feliz sempre, mas isso, não seria possível sem a fé no amor de Deus", enfatizou.

A servidora Marinilda Tavares Fernandes, também falou dos seus desafios na vida. "Sou paraense, fui aprovada num concurso público no Tocantins e vim com coragem e determinação. E teve um momento em que os filhos eram pequenos e tinha que conciliar o estudo e trabalho. Isso é ser mulher, ser destemida, cuidar de suas emoções e procurar estar bem e feliz", ressaltou.

Valorização especial

Durante a solenidade, houve uma homenagem especial à servidora Fernanda Maria Reis Lima, que trabalha no setor de Recursos Humanos, desde 1991 e por meio do seu trabalho, Fernanda conhece a história de outros servidores.

Outra que recebeu homenagens foi Maria Gorethe Rodrigues Pereira, que trabalha no setor de serviços gerais, desde 2001. "Fiquei feliz com esse reconhecimento. O que agradeço é ter o emprego e ter pessoas que gostam mim. Existe um companheirismo entre os colegas de trabalho", contou. Gorethe é uma pessoa alegre, que gosta de contar histórias e de viver a alegria da vida.

Também receberam homenagens a servidores que trabalham na recepção, Priscila Gois de Azevedo e Karolyne Peixoto. "Ser mulher representa um ato de coragem e força para enfrentar situações como um parto e fazer diversas coisas ao mesmo tempo", disse Karolyne.

Dia da Mulher celebra uma luta pela igualdade de direitos

A celebração do Dia da Mulher tem o objetivo de lembrar a luta das mulheres por trabalho e igualdade salarial. Desde o final do século 19, as organizações femininas começaram a realizar mobilizações para a redução da jornada de trabalho, que era em torno de 15 horas diárias e conseguir melhores salários, já que estes eram muito baixos.

O primeiro Dia da Mulher foi celebrado em maio de 1908, nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.

A homenagem definitiva à mulher aconteceu devido a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, entre elas, 125 mulheres e 21 homens. Essa história representou um marco para a celebração do Dia da Mulher em vários lugares do mundo.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente