Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
08/05/2017 - 09h34m

Secretária de Comunicação do Tocantins firma agenda integrada em Fórum da Amazônia Legal

João Paulo Veloso/Governo do Tocantins 
Pedro Barbosa/Governo do Tocantins
  • Kênia Borges, secretária da Comunicação do Tocantins, ressaltou que o fórum discutiu soluções dentro da comunicação, abordando tanto o viés institucional, quanto a publicidade, pesquisa e tudo o que se refere a criação do Consórcio da Amazôn

A secretária de Estado da Comunicação Social, Kênia Borges, participou do Fórum de Secretários de Comunicação, ocorrido dentro do 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Porto Velho (RO). A reunião resultou em uma campanha nacional e internacional de promoção da Amazônia, divulgada nesta sexta-feira, 5, após ter sido pleiteada no Ministério do Turismo.

A comunicação governamental foi um dos pontos da pauta no Fórum. Pela primeira vez, o eixo foi inserido na proposta de criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, documento que os governadores assinaram, focando no desenvolvimento da Amazônia. "Os gestores deliberaram pela criação de uma agenda integrada. Aqui estamos discutindo as soluções dentro da comunicação, abordando tanto o viés institucional, quanto a publicidade, pesquisa e tudo o que se refere à criação do Consórcio", destacou Kênia Borges.

Além do Tocantins, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima compõem o Fórum. Com a criação do Consórcio, um dos chefes do Executivo destes estados deve ser eleito pela maioria dos governadores para presidir o grupo com mandato de um ano, sendo permitida a recondução ao cargo por igual período.

Câmaras Setoriais

Compostas por equipes técnicas dos nove estados membros do Fórum, as Câmaras Setoriais discutiram e finalizaram temas e abordagens que foram apresentadas aos governadores para deliberação, dentro de três áreas específicas: segurança, meio ambiente e comunicação pública.

No âmbito da comunicação, ocorreu o Fórum de Secretários de Comunicação da Amazônia Legal, para tratar das demandas da região, nessa quinta-feira, 4. O Acre ocupou a vice-coordenadoria do Fórum, por meio da secretária de Comunicação, Andréa Zílio. Ela dirigiu a reunião das pautas que foram apresentadas aos governadores e comentou a conquista. "Precisamos definir estratégias que divulguem melhor essa parte do Brasil e suas potencialidades. A partir dessas discussões, outras propostas surgiram. Entre elas, a presença da Amazônia na próxima reunião da Cúpula do Clima", ressaltou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente