Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
14/12/2021 - 16h01m

Secretaria de Infraestrutura, Adetuc e IPHAN firmam parceria institucional para criação de plano de manutenção do patrimônio arquitetônico cultu

Governo do Tocantins 
Foto - WhatsApp Image-Governo do Tocantins
Plano de ação colaborativo será elaborado para atendimento dos municípios
Plano de ação colaborativo será elaborado para atendimento dos municípios

Com foco no resgate, valorização e manutenção do patrimônio arquitetônico cultural do Tocantins, técnicos da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estiveram reunidos nesta segunda-feira, 13, para pautar as ações de manutenção de obras e monumentos históricos em diversas cidades do Estado.

Durante a reunião, os técnicos colocaram em pauta, as obras de revitalização das ruínas das igrejas de Chapada de Natividade e o fechamento do calendário das visitas técnicas com engenheiros e arquitetos da Seinf juntamente com a Adetuc e o IPHAN, para mapear as necessidades dos monumentos de cidades históricas do Tocantins.

Devem ser visitados pela equipe técnica a Casa de Cultura Paranã, Casarão Aires, Igreja de Nossa Senhora do Carma, Igreja Matriz de Nossa senhora de Natividade, Memorial Coluna Prestes, Museu de Zoologia de Porto Nacional, Museu dos povos indígenas da Ilha do Bananal – Javaé e Karajá – Iny Heto, Museu Histórico e Cultural de Arraias e Ruína do Rosário dos Pretos – Natividade foram citados.

De acordo com o superintendente da Cultura, Relmivam Milhomem, a reunião marca o início da parceria que irá ampliar a atuação do Governo do Estado, junto com os órgãos competentes, na valorização do patrimônio arquitetônico. "É o nosso primeiro encontro debatendo isso de forma conjunta. A partir de agora vais elaborar um Plano de Ação integrado para que todos possam colaborar, dentro da sua esfera, para sanar os problemas referentes a manutenção desse importante patrimônio" mencionou Relmivan ao mencionar o trabalho multidisciplinar proposto pelo presidente da Adetuc, Hercy Filho.

Para o Secretário da Seinf, Jairo Mariano, a conservação do patrimônio arquitetônico cultural precisa de atenção urgente e uma determinação do governador em exercício Wanderlei Barbosa. "Esta é uma demanda necessária em diversos municípios, desta forma, as parcerias institucionais que viabilizam projetos de restauração, manutenção e prevenção dos prédios e monumentos históricos e culturais do Estado, são de fundamental importância", frisou ao destacar a participação da Seinf no apoio técnico durante a execução das obras de revitalização propostas pela Adetuc.

Na reunião, estiveram presentes a subsecretária da Seinf, Mounira Hawat; a superintendente de Obras Públicas da Alline Alves; o superintendente da Cultura, Relmivam Milhomem e a superintendente do Iphan, Cejane Pacini.Seinf, Andrezza Medeiros; a gerente de Acervos e Patrimônio Históricos, Artístico e Cultural da Adetuc, Alline Alves.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente