Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
09/05/2022 - 17h31m

Secretaria do Meio Ambiente e parceiros retiram cerca de meia tonelada de resíduos das margens de córrego em Taquaruçu

Camila Mitye/Governo do Tocantins 
Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Com início do Natureza+Limpa, cerca de 500 kg de resíduos foram retirados da natureza
Com início do Natureza+Limpa, cerca de 500 kg de resíduos foram retirados da natureza
  • Ao lado da desembargadora Ângela Prudente (esq), a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, durante a ação de limpeza
  • A ação, que contou com o apoio de diversos parceiros, percorreu vários pontos do distrito recolhendo resíduos que foram destinados à Cooperativa de Catadores

Cerca de meia tonelada de resíduos foram retirados das margens do córrego que passa pelo centro urbano de Taquaruçu, distrito de Palmas, neste sábado, 07, no início das atividades do projeto Natureza+Limpa, uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A ação, que contou com o apoio de diversos parceiros, percorreu vários pontos do distrito recolhendo resíduos que foram destinados à Cooperativa de Catadores (Cooperan) para reciclagem ou descarte adequado. A saída das equipes, bem como a cerimônia de abertura, foi realizada na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, agradeceu a participação fundamental de todas as instituições para a realização do projeto, que deve ter ainda outras seis edições ainda este ano. "O objetivo principal é preservar o meio ambiente, por isso queremos que o projeto seja contínuo. Com o apoio de todos os parceiros queremos fazer sete edições este ano e, de acordo com o resultado, estender para o ano que vem", afirmou.

O início do projeto em Taquaruçu foi simbólico, como lembrou a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS/PJTO), afinal, o distrito é o local onde foi instalada a primeira comarca de Palmas. A desembargadora representou o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), importante parceiro na realização do projeto Natureza+Limpa. "Essa união de forças é fundamental, cada um fazendo a sua parte, dando sua parcela de contribuição, pois nós temos esse compromisso de trabalhar pela preservação da nossa fauna e flora para as futuras gerações", ressaltou.

Localizada a 32 km do centro de Palmas, Taquaruçu atrai visitantes com suas belezas naturais e movimenta o turismo do estado. No distrito há mais de 80 cachoeiras catalogadas, além de paredões, grutas, córregos e mirantes que possibilitam aos turistas a prática de atividades radicais como rapel, tirolesa e trilhas.

Essa referência turística que o distrito representa foi ressaltada pelo procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE/TO), José Maria da Silva Júnior, que destacou ainda que "a questão dos resíduos sólidos, um problema do país inteiro, tem muito a ver com nossos hábitos, da falta de cuidado com os detalhes. Essa ação chama atenção da sociedade como um todo para que a gente possa visualizar esses pequenos detalhes, que fazem a diferença e fazem da cidade um ambiente humanizado".

Natureza+Limpa

Inspirado no projeto "Rios+Limpos", do Ministério do Meio Ambiente, que teve uma edição em Palmas em março, o projeto Natureza+Limpa representa uma união de esforços entre parceiros públicos e privados para realização de mutirões de recolhimento de resíduos e limpeza das margens de rios, córregos e outros cursos d’água no estado.

Para a diretora Erliette Gadotti, "a ação é importante não só pela limpeza das águas, mas também para a destinação correta dos resíduos sólidos, já que todo o material recolhido é doado para as cooperativas de catadores".

São parceiros da ação: Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE/TO) Guarda Metropolitana de Palmas, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, 22º Batalhão de Infantaria, Defesa Civil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), BRK Ambiental, Corpo de Bombeiros do Tocantins, Cooperativa de Catadores, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP) e Ferpam.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente