Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
24/02/2022 - 11h03m

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza capacitação virtual para auxiliar municípios na comprovação de ações ambientais para a

Ester Dutra/Governo do Tocantins 
*Estagiária sob a supervisão de Fábia Lázaro
O ICMS-Ecológico beneficia os municípios que desenvolvem políticas públicas de proteção do meio ambiente
O ICMS-Ecológico beneficia os municípios que desenvolvem políticas públicas de proteção do meio ambiente
  • O ICMS-Ecológico beneficia os municípios que desenvolvem políticas públicas de proteção do meio ambiente

De olho nos recursos que o Governo do Tocantins repassa aos municípios referentes ao ICMS-Ecológico, que no ano de 2021 distribuiu cerca R$ 130 milhões, gestores e técnicos ambientais participam da capacitação virtual promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) até  esta sexta-feira, 25. O workshop tem o objetivo de auxiliar cada município no preenchimento do  questionário que comprova as ações ambientais desenvolvidas para acesso aos recursos,  e que deve ser finalizado até o dia 15 de março.

Nesta quarta-feira, a capacitação é voltada aos representantes municipais com unidades de conservação e território indígena. Na última segunda-feira, 21, participaram consultores ambientais. A programação segue até sexta-feira, 25, com participação dos demais municípios.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente de Divinópolis do Tocantins, Larissa Fátima Emiliano, a capacitação é importante porque muitos municípios têm dificuldades para preencher o questionário. "Agora é a reta final do trabalho de 2021 e como o Sistema Informatizado de Gestão do ICMS Ecológico (SISECO)  vem sofrendo algumas mudanças,  precisamos estar aptos a inserir os dados na plataforma. Tivemos a oportunidade de acompanhar o passo a passo de todo o sistema e isso facilita muito o nosso trabalho", ressaltou. 

O Siseco é um sistema informatizado desenvolvido pelo Governo do Tocantins que permite acesso amplo aos questionários e documentos comprobatórios dos municípios para pontuação dos critérios para acesso aos recursos do ICMS-Ecológico.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Itacajá, Izabel Cristina, o workshop foi bem explicativo e facilitou todo o processo de preenchimento da avaliação. "Participando da capacitação obtivemos uma visão ampla do quanto essa ferramenta incentiva a proteção e o cuidado com o meio ambiente em todas as suas esferas.Além disso, também foi possível sanar dúvidas em cada item, quais os critérios mais importantes e como alimentar o sistema", explicou.

A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, ressalta que o ICMS-Ecológico "é um instrumento importantíssimo para  ajudar o município com as ações de preservação ambiental, controle e combate aos incêndios florestais".

Durante a capacitação os gestores estão sendo orientados quanto ao cálculo da parcela do ICMS pertencente aos municípios, obedecendo aos critérios em relação à política municipal de meio ambiente, às unidades de conservação e terras indígenas, ao controle e combate a queimadas e ao saneamento básico e à conservação dos solos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente