Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
23/12/2021 - 09h13m

Secretários de Infraestrutura e Indústria, Comércio e Serviços alinham ações para acelerar execução de projetos de industrialização do Estad

Henrique Lopes / Governo do Tocantins 
Foto: Henrique Lopes / Governo do Tocantins
Construção dos Distritos Industriais impulsionará desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda
Construção dos Distritos Industriais impulsionará desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda

Com o intuito de fortalecer o segmento industrial e atrair empresas para atuarem dentro do Estado do Tocantins, aumentando a geração de emprego e renda e garantindo o desenvolvimento econômico, o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Jairo Mariano, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 22, com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, para pautar a execução dos projetos de construção dos distritos industriais em diversas regiões tocantinenses. 


Durante o encontro, Jairo Mariano e Carlos Humberto Lima, juntamente com as equipes técnicas das duas secretarias e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), discutiram os projetos já elaborados e as medidas necessárias para dar celeridade à execução das obras a serem implantadas nas cidades de Palmas, Guaraí, Porto Nacional, Gurupi e  Araguaína. 


Espaços destinados a empresas que buscam localização estratégica para alavancar a produção industrial, o Tocantins possui onze distritos industriais, sendo que quatro são projetos elaborados pelo Governo do Estado e os outros pelas gestões municipais, que contarão com recursos destinados pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico. 


De acordo com o secretário da Seinf, Jairo Mariano, a determinação do governador em exercício Wanderlei Barbosa é que a parceria das secretarias e os municípios deem vazão para que os projetos sejam iniciados ainda no primeiro semestre de 2022. "A efetivação desses projetos de implantação dos distritos industriais mostrará ao Tocantins um novo caminho para o progresso e desenvolvimento, pois é por meio desses espaços que caminharemos para sermos um Estado industrializado, atraindo novas empresas e permitindo que as já instaladas cresçam", afirmou Jairo Mariano. 


Já Carlos Humberto Lima, secretário da Indústria, Comércio e Serviços, frisou que o Estado tem buscado, nesta nova fase, incentivar a atração de investidores. "Parte dos projetos de parques industriais já estão prontos para serem executados, precisando de atualizações. O Estado já tem recursos para serem alocados na realização desses projetos, pois eles abrirão possibilidades de melhorias e investimentos nessas importantes áreas, distribuídos de norte a sul do Tocantins", completou. 


Participantes

Acompanharam a reunião o Secretario Executivo da Indústria, Comércio e Serviços, Iranilson Mota, o gerente de Distritos Industriais e Empresariais, Carlos Carneiro, a superintendente de Licitação em Obras Públicas, Cassia Divina, o diretor de Projetos e Orçamento, Felipe Pacheco, e a diretora de Construções de Obras Rodoviárias da Ageto, Adriana Lima. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente