Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
04/04/2017 - 10h31m

Secretários municipais de Meio Ambiente reúne em Lavandeira para discutir metas comuns

Rodrigues di Sousa do JTI Noticias 
FOTO: Celio Carlos With
  • Secretários de meio ambiente discutindo agenda comum para desenvolvimento sustentável

Os secretários municipais de Meio Ambiente dos municípios do Vale do Rio Palmas, "Fernandes Martins - de Aurora do Tocantins; Rodrigues di Sousa - de Lavandeira; Jac Sauza - de Combinado; Celiomar Rego - de Novo Alegre" e a engenheira ambiental dos quatro municípios Naraiany Aparecida, reuniram na manhã desta segunda feira 04 de abril, no plenário da Câmara Municipal de Lavandeira para tratar de agendas comuns de políticas de meio ambiente entre os quatro municípios do Vale do Rio Palmas.

Entre os assuntos da pauta, foi discutir o calendário ambiental a ser trabalhado durante o mês de abril, maio com termino em 05 de junho, quando é comemorado o dia internacional de meio ambiente. O calendário ambiental será realizado em parcerias com os órgão municipais de meio ambiente, esportes, educação, saúde, CRAS, escolas municipais e estaduais.

Na oportunidade, o grupo definiu a realização de um bingo ecológico em parceria com as escolas municipais e estaduais, com prêmios a serem doados pelos municípios. O objetivo do bingo é estimular a pratica de educação ambiental em salas de aula e despertar o interesse pela proteção ambiental através da coleta seletiva de lixo recicláveis pelos alunos e familiares. Pelo projeto os alunos ou qualquer membro da comunidade que levar uma certa quantidade de recicláveis receberá uma cartela para concorrer a vários prêmios, desde bicicletas a brindes de pequeno porte.

Os quatros municípios envolvidos farão a mesma política de educação ambiental, com a coordenação da engenheira ambiental do Naraiany Aparecida Alves, responsável pela consultoria ambiental dos quatro municípios, que, segunda ela somara evidencias para que no próximo ano possa contribuir com maiores evidencias para o ICMS ecológico.

Outro ponto discutido pelos secretários ambientais, foi quanto a realização da Copa Verde de Futebol Amador em parcerias com os municípios do Vale do Rio Palmas, no Sudeste do Estado. A Copa Verde é uma nova ferramenta de política de educação ambiental, onde serão realizada palestras, distribuição de panfletos e fixação de faixas alusivas à preservação do meio ambiente, nos estádios sedes do jogos.

Durante a reunião, ficou acertado uma nova rodada de reunião para o próximo dia 10, desta vez com a presença dos prefeitos dos quatro municípios para discutir com os gestores municipais, os projetos de viabilidade e sua importância para o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente