Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
02/05/2022 - 17h01m

Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo começa nesta segunda, 02

Aldenes Lima-Governo do Tocantins 
Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo passa para a segunda etapa
Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo passa para a segunda etapa

Iniciou nesta segunda-feira, 02, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. A nova etapa segue até o dia 03 de junho e ampliará os grupos prioritários atendidos.

"A expectativa é de que 90% do público-alvo da campanha e até o momento temos 5% da população do público alvo vacinada contra sarampo e 10% contra influenza, um número muito baixo e esperamos que após a contabilização dos dados do Dia D, tenhamos mudado um pouco esta realidade", afirmou a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena.

Segundo orientações do Ministério da Saúde (MS), as crianças que nunca receberam a vacina contra a Influenza, devem tomar uma segunda dose, após 30 dias da primeira. As demais seguem com apenas uma dose em 2022. "Para as crianças que serão vacinadas contra o Sarampo, não é necessário intervalo com a vacina contra Influenza, podendo tomar juntas", explicou a gerente.

A segunda etapa (de 02/05 a 03/06) tem os seguintes públicos-alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas;  caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para se vacinar, basta ir a uma unidade básica de saúde do município onde reside, munido de documento de identidade e o cartão de vacinação. "O Tocantins possui 314 salas de imunização que funcionam mediante rotina estabelecidas pelas gestões municipais, por isso, é bom que a população atente-se às divulgações de cada municípios, sobre os locais onde serão disponibilizadas as referidas vacinas", finalizou Diandra.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente