Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
22/01/2016 - 16h57m

Segundo G1 Operários encontram cemitério antigo durante escavações de obra em Combinado

Fonte: G1 Notícia TO 
G1/TO

Trabalhadores encontraram um antigo cemitério durante escavações para a obra de um lava-jato em Combinado, extremo sul do Tocantins. Duas urnas funerárias foram localizadas até o momento. 
A suspeita é de que os objetos pertençam a indígenas, já que os vasilhames eram usados pelos povos para sepultar os mortos, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Tocantins.
Após a descoberta em dezembro do ano passado, um morador avisou a superintendência do IPHAN no Tocantins. 
O órgão fez uma vistoria e cadastrou o local como sítio arqueológico. 
O superintendente, Antônio Miranda, informou que a obra foi paralisada até que as urnas sejam retiradas.
Saiba mais
Ossos de indígenas encontrados no Tocantins revelam ritual pós-morte
"E provável que no local tenham outros objetos. A obra só poderá ser retomada após a verificação e os resgate dos artefatos."
Ele informou também que em geral a responsabilidade pela retirada dos objetos é do proprietário do local, mas neste caso, em específico, o órgão vai enviar arqueólogos de Palmas para promover o resgate emergencial das urnas. O objetivo é promover uma ação educativa e sensibilizar a comunidade quanto à importância da conservação dos objetos.
O resgate será realizado do dia 25 ao 27 de janeiro. Só após a retirada e a realização de um estudo mais aprofundado, será possível dizer a qual povo as urnas pertencem.
Miranda ressaltou que o cidadão que encontrar artefatos antigos tem a obrigação de avisar ao órgão competente, caso contrário, pode responder por dano ao patrimônio.
Fonte: G1 Notícia TO

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente