Semarh amplia pontos de coleta de óleo de cozinha usado - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
12/02/2017 - 23h19m

Semarh amplia pontos de coleta de óleo de cozinha usado

Suene Moraes / Governo do Tocantins 
Fernando Alves/Governo do Tocantins
René Araújo utiliza o ponto de coleta de óleo de cozinha usado da Semarh para realizar o descarte. - Fernando Alves/Governo do Tocantins
René Araújo utiliza o ponto de coleta de óleo de cozinha usado da Semarh para realizar o descarte. - Fernando Alves/Governo do Tocantins
  • Para facilitar o acesso para a população mais um coletor está sendo instalado na sede do Naturatins

Para facilitar o descarte de óleo usado nos lares palmenses, a Secretaria do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh), implanta nesta sexta-feira, 03, mais um ponto de coleta. Desta vez o coletador será instalado na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), situado na 302 Norte, Alameda 01, Lote 03.

A agenda de atividades reitera o compromisso com o descarte correto de resíduos, sendo uma ação desenvolvida por técnicos do setor de Educação Ambiental da pasta. "Ao jogar o óleo usado na pia, ralos e esgotos estamos causando um grande impacto ambiental e gerando consequências irreversíveis à natureza e ao meio ambiente", explicou o técnico da Semarh, Ricardo Mendes.

Ainda segundo Ricardo, a instalação de pontos de coleta de óleo de cozinha em instituições públicas é importante porque proporcionará que os servidores e a população do entorno tragam de casa o óleo utilizado. "O objetivo é realizar o destino adequado e transformar um resíduo poluídor em sabão de barra", explicou.

Até o momento três coletores foram instalados: o primeiro sendo na sede da Semarh; o segundo na Secretaria de Administração (ambas situadas na Praça dos Girassóis); e agora no Naturatins. "O projeto está monstrando bons resultados, inclusive estamos auxiliando três prefeituras no interior que aderiram à ação", adiantou o técnico.

A Prefeitura de Paraíso fechou parceria técnica, lembrou Ricardo Mendes, para implementar coletores na cidade. "A Semarh será responsável pela capacitação técnica dos profissionais que estarão envolvidos na execução da ação. Além disso, as prefeitura de Gurupi e Palmeropólis já entraram em contato e vamos iniciar o acordo técnico", explicou.

Atitude

O engenheiro ambiental e civil, René Araújo, 29 anos, descartou cerca de seis litros de óleo de cozinha usado no ponto de coleta instalado na sede da Semarh. "Não é trabalhoso, antes eu juntava o óleo e levava para a casa da minha mãe que fica em Goiás. O importante é realizar o descarte correto, pois o prejuízo ambiental é muito maior", explicou o Araújo. O engenheiro ressaltou que separar o resíduo é uma prática que pode ser adotada facilmente. "Eu guardo em garrafas pets e quando junto uma boa quantidade eu venho e deixo no coletor. Basta só um pouquinho de boa vontade e conscientização ambiental".

Projeto

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, desenvolveu o projeto de Coleta de Ã?leo de Cozinha Usado com pontos fixos que receberão o material descartado. A ação integra o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e o óleo recolhido, em Palmas, será destinado para a comunidade Leão de Judá. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nos telefones: 3218-2474 / 2425 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente