Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
22/09/2021 - 07h21m

Semarh e parceiros realizam doação de 3.500 mudas e 3 mil sementes

Fabia Lazaro/Governo do Tocantins 
Foto: Marcel de Paula/ Governo do Tocantins
Noemi Cardoso da Silva, moradora do Jardim Aureny I, levou para casa várias mudas
Noemi Cardoso da Silva, moradora do Jardim Aureny I, levou para casa várias mudas
  • A secretária da Semarh, Miyuki Hyashida e parceiros participaram da doação
  • A doação foi realizada na Praça dos Girassóis e contou com a participação de diversos órgãos

Em referência ao Dia Mundial da Árvore, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio do projeto Restaura - TO e Instituto Perene, Capitania Fluvial Araguaia - Tocantins e Consórcio Estreito de Energia (Ceste) realizaram nesta terça-feira, 21, a doação de 3.500 mudas nativas do Cerrado e 3 mil sementes de espécies variadas.

No evento estiveram presentes a titular da Semarh, Miyuki Hyashida, o subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Francisco Braga, o ajudante da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, capitão de Corveta, Marcelo Barrios Lúcio e o vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal.

A ação tem como objetivo fomentar a produção de sementes e mudas florestais nativas e incentivar o reflorestamento, estimulando a comunidade a plantar árvores nativas do Cerrado em calçadas, quintais e, assim, contribuindo na ampliação da vegetação da cidade.

" Entre os benefícios, as árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores", afirmou  a titular da Semarh, ressaltando que "esta é apenas uma ação simbólica para incentivar o reflorestamento utilizando nossas árvores nativas".

A costureira Noemi Cardoso da Silva, moradora do Jardim Aureny I, levou para casa várias mudas para serem plantadas no seu quintal e ressaltou que as árvores só trazem benefícios. "Árvore é vida, traz beleza para o ambiente, serve para amenizar o calor de Palmas. Elas vão arborizar o quintal da minha casa e promover bem-estar, além de outras vantagens", explica.

Foram doadas mudas de diferentes espécies, a exemplo de Sombreiro, Ineá de Macaco, Mutamba, Ingarana, Capa Bode, Jucá, Gonçalo Alves, Pata de Vaca,  Caroba, Chuveiro, Açaí, Angico Preto, Ipê Caraíba, Ipê Branco, Ipê Roxo, Jatobá, Bacaba, Fedegoso Preto, Aroeira, Axixá, Sabonete, Pau de Rato, Sabiá, Ipê Amarelo, Mirindiba, Gameleira, Cachimbeiro e Chita Fina.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente