Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 28 de maio de 2022.
06/05/2022 - 12h48m

SENAI e Prefeitura de Palmas encerram projeto técnico social

Por Junior Veras 
Foto: Adilvan Nogueira

Uma exposição de produtos confeccionados pelos alunos dos cursos e entrega do espaço de convivência social do conjunto habitacional completamente reformado marcaram o encerramento, na noite dessa quinta-feira (05/05), do Projeto Técnico Social do Empreendimento Krahô, Javaé e Karajá, localizado na região sul da capital. 

Durante oito meses, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins ministrou para os moradores do conjunto habitacional os cursos de Pedreiro de Acabamento, Pintor de Obras, Eletricista, Mecânico de Ar Condicionado, Cabelereiro, Manicure e Pedicure, Salgados, Doces de Festas, dentre outros. Também foram realizadas palestras sobre economia doméstica, higiene e segurança do lar, dentre outros temas. 

"Eu agarrei essa oportunidade e fiz os cursos de Pedreiro de Acabamento, Mecânico de Ar Condicionado e Pintura", comemora Lusmar Pereira de Lima, acrescentando que para ele foi uma conquista que não teve custo, foi tudo gratuito.  

Marilene Pereira Barros conta que resolveu se qualificar porque estava desempregada e precisava ocupar o tempo.  "Aproveitei para fazer o curso de Eletricista e estou muito feliz, pois a partir de agora não preciso pagar ninguém para esse tipo de serviço na minha casa, eu mesma faço", destaca. 

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, por meio da Diretoria de Projetos Sociais, e contou com a parceria da Caixa Econômica Federal e do SENAI Tocantins, que ficou responsável pela execução das atividades. Os moradores qualificados pela instituição receberam certificados de conclusão dos cursos e cartões de visita para que possam divulgar suas profissões. Todos estão aptos a atuar no mercado de trabalho. 

"Atendemos ao todo 320 famílias dos três empreendimentos e formamos 200 pessoas, que agora estão prontas para exercerem suas profissões, obterem renda e buscarem uma melhor qualidade vida", garante Patrícia Vaz, gerente do Centro de Formação Profissional do SENAI de Taquaralto, acrescentando que " foi um excelente trabalho que contou com adesão da comunidade participando ativamente do programa". 

Para o secretário executivo de habitação de Palmas, Newton Soares, foi uma oportunidade ímpar para os moradores do conjunto habitacional. "Com uma profissão certamente eles terão uma qualidade de vida bem melhor, pois terão renda garantida", diz. 

Segundo Soares, trata-se uma ação que faz parte dos projetos sociais da Secretaria. "Não é só fazer o empreendimento e entregar para as pessoas. Durante 10 anos, que é o tempo que leva para a casa ser efetivamente delas, acompanhamos com projetos sociais, dando as condições necessárias para que possam conseguir emprego e gerar renda", explica o secretário. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente