Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
09/03/2018 - 16h09m

SENAR realiza cursos de gestão do Programa Mulheres em Campo em Lavandeira, Combinado e Novo Alegre

Rodrigues di Sousa 
FOTO: Célio Carlos
A instrutora do Senar Célia Rodrigues sugeriu uma feirinha para mostrar na pratica o que eles aprenderam em sala
A instrutora do Senar Célia Rodrigues sugeriu uma feirinha para mostrar na pratica o que eles aprenderam em sala
  • Presidente da Cãmara Municipal Flavio Henrique e outros seis vereadores prestigiaram a feirinha inaugural

O Serviços Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Tocantins, realizou durante as três últimas semanas de fevereiro, o curso de gestão Mulheres em Campo, nos municípios Lavandeira, Combinado e Novo Alegre.

Segundo a consultora e orientadora do certame Célia Rodrigues, responsável pelo curso nos três municípios, o aproveitamento foi bastante satisfatório, atingindo os objetivos do SENAR. Para ela, as mulheres se comprometeram com o aprendizado sobre a gestão dos pequenos negócios em suas propriedades.

Célia Rodrigues afirmou ainda que na pratica as mulheres em campo aprenderam sobre noções de custos de produção, margem de lucros e aproveitamentos daquilo que está no próprio quintal da fazenda, como: derivados do leite, hortaliças, frutos do serrado e até artesanatos a base de madeiras, frutos e sementes de arvores nativas da região de fácil localização.

Para trabalhar a pratica depois da teoria, a instrutora do SENAR Célia Rodrigues, propôs as alunas beneficiarias do curso Mulheres em Campo a realização de uma feirinha nas comunidades onde residem para mostrar na pratica o que elas aprenderam durante o curso.

Os eventos pratico do curso iniciou na terça-feira 20 de fevereiro, que por  coincidência foi realizada no dia do aniversario da  cidade de Novo Alegre, que comemorou 27 anos  de emancipação política e independência  administrativa, onde no local da festa foi colocada as bancas da feirinha com produtos feitos pelas felizes alunas, respeitando seu próprio conhecimento natural.

Já na quinta-feira 22 foi a vez da comunidade de Ponta D`água na zona rural de Lavandeira, na propriedade de Valeria Gonçalves, uma das alunas fazerem um teste na prática, daquilo que aprenderam na teoria em sala de aula. Na ocasião 16 donas de casa apresentaram diversos produtos nas bancas cedidas através de parcerias da secretária municipal de Ação Social e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Lavandeira, onde compareceu dezenas de espectadores dentre os quais sete dos nove vereadores, para degustarem dos produtos desenvolvidas por elas.

Na oportunidade o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lavandeira jornalista Rodrigues di Sousa, reafirmou o compromisso do prefeito Roberto César, em realizar as feirinhas na comunidade mensalmente, além de apoiar no deslocamento para que elas possam participar das feiras da cidade, como também cadastrar as novas empreendedoras para as compras governamentais e venderem seus produtos para o município. Segundo Eleonora valeu apena fazer parte deste curso.

No sábado dia 24 foi à vez das Mulheres em Campo participarem com seus produtos da feira do produtor em Combinado, juntamente com os feirantes tradicionais e ali apresentarem para o publico aquilo pode ser uma nova fonte de geração de renda e aquecimento da economia.

Já a diplomação foi marcada para a tarde esta segunda-feira 26 com todas as empreendedoras do Programa Mulheres em Campo que realizaram o curso de gestão em toda região sudeste.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente