Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
05/04/2022 - 19h47m

Servidora do Naturatins lança livro infantojuvenil com temática ambiental

Lidi Moreira/Governo do Tocantins 
Fotos: Arquivo pessoal
Lançamento aconteceu nessa segunda-feira, 4, na Pousada Cerrado Nativo no Rio da Conceição
Lançamento aconteceu nessa segunda-feira, 4, na Pousada Cerrado Nativo no Rio da Conceição
  • Narrativa infantojuvenil é ambientado nas Serras Gerais
  • Troás são protetores do Cerrado que se unem para defender as matas e o rio
  • Ao lado da autora e do autor, jovens se caracterizam como personagens da história narrada no livro
  •  A escritora é servidora efetiva do Naturatins e atua no escritório local em Dianópolis

A inspetora de recursos naturais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a engenheira agrícola Fernanda Tainã Castro, lançou nesta segunda-feira, 4, no Rio da Conceição, na região sudeste do Tocantins, o livro Os Troás - Fêmina: A protetora das águas. A narrativa infantojuvenil, escrita em coautoria com o professor de história de Dianópolis, Wátila Bonfim, é ambientado na Serras Gerais e a protagonista da história é uma guerreira protetora do Cerrado, dos animais e das águas do rio Manuel Alves.

"Os Troás é uma vibrante narrativa de uma lenda das Serras Gerais que mistura uma eletrizante aventura com a magia de seres míticos protetores do Cerrado, da fauna e do rio Manuel Alves", ilustrou Fernanda Tainã ao destacar seu encantamento pela região. "Sou apaixonada por essa região, pelo turismo. O rio Manuel Alves banha a cidade, todo mundo vive em volta desse rio, tem até um palavreado aqui no Rio da Conceição em que dizemos assim: "antes ou depois do rio" e "do lado de lá ou do lado de cá". É um rio muito importante na história de todo mundo que vive aqui e é, também, um dos principais afluentes do rio Tocantins", concluiu a escritora pontuando o tema dos próximos livros: um personagem que protege o solo e as matas e outro sobre proteção de animais contra a caça predatória.

Na medida em que avança o ecoturismo na região,  é crucial o fato de as novas gerações serem educadas para contribuir com o desenvolvimento social com respeito ao meio ambiente e seus recursos naturais, avalia o professor Wátila Bonfim. "A parceria entre nós se deu principalmente por sermos ambientalistas. Tenho dois livros anteriores que tratam da questão ambiental e do bioma Cerrado, o encontro entre nós se deu através do nosso interesse na preservação de nosso bioma", frisou. 

O projeto de construção da história alia a realidade com a criação de lendas, a ludicidade como uma estratégia pedagógica. "Os troás são personagens criados, fictícios, e que são protetores da floresta, da mata, do Cerrado e eles vão se unir com outros povos da floresta: como os ribeirinhos, os camponeses, que trabalham na terra para sobreviverem, além dos animais da floresta, a fauna do cerrado. Então, o povo da mata e os animais vão se unir para defender a floresta e o rio", resumiu o educador. 

Sobre os autores

Fernanda Tainã é engenheira agrícola formada na Universidade Estadual de Goiás (UEG), especialista em Turismo e Hotelaria, Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho com ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Entusiasta do ecoturismo das Serras Gerais, Fernanda publicou em 2021 a obra Os Troás e foi finalista do prêmio Mulheres Empreendedoras da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020.

Wátila Bonfim é formado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em História Social e mestre em Geografia pela mesma instituição. É professor da educação básica e escritor de outras seis obras entre elas estão Tocantins de África: histórias da escravidão e Os filigraneiros de Natividade, Tocantins: patrimônio imaterial, identidade e turismo, publicados em 2021 e 2019, respectivamente.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente