Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
28/04/2021 - 12h38m

Sicoob UniCentro Brasileira investe no agronegócio no Tocantins

Gabriela Fogaca  
Foto: Arguto Consultoria e Comunicação

O Sicoob UniCentro Brasileira deixou de atuar apenas no segmento do cooperativismo da área da saúde e ampliou seu trabalho investindo no agronegócio. O Tocantins é um dos Estados que a Sicoob está realizando investimentos no setor, parte dos mais e 4 mil cooperados no Tocantins já trabalham na agroindústria.

 

De acordo com dados da  Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), o Tocantins registrou um crescimento no setor do agronegócio de cerca de 10% ao ano na sua área plantada e em torno de 14% na produção. Nos últimos 10 anos o Estado teve um aumento expressivo de áreas plantadas, passando de 600 mil hectares em 2010 para um 1,6 milhão de hectares em 2020.

 

O presidente da Sicoob UniCentro Brasileira, Raimundo Nonato, destaca como o investimento da cooperativa de crédito no agronegócio pode contribuir no crescimento do setor, e como o apoio cooperativista beneficia os produtores rurais: "Com isso, estamos investindo muito forte no agronegócio. Nós já temos vários cooperados que já são ligados ao agronegócio. Isso também é uma forma muito interessante de agregar  ao Sicoob UniCentro Brasileira, novos cooperados com interesse no setor, que vão encontrar uma  cooperativa preparada para atendê-los.".

 

"Uma das nossas metas para 2021 é ampliar nossa atuação no agronegócio aqui em Gurupi. Já atuamos no agronegócio com recursos do governo federal e recursos próprios, viabilizando recursos tanto para pecuária quanto para agricultura, seguindo de acordo com a necessidade do cooperado." comenta a gestora de negócios da agência da Sicoob UniCentro Brasileira em Gurupi, Taciana Oliveira

 

 

"Um destaque dos grandes negócios que estamos fazendo é o crédito agrícola. Então, muitos cooperados nossos além da sua profissão na área da saúde, como advogado, tem também o seu investimento na sua aposentadoria, numa fazenda, então a gente conseguiu isso e estamos numa fase inicial. Foi em 2020 que iniciamos esse crédito. Então a perspectiva em 2021 é de que vai ser um dos nichos de negócio muito grande aqui no Estado e que a gente vai avançar muito no trabalho com esse setor." Coordenador da agência Sicoob Unicentro Brasileira em Palmas, Nemésio Tomasela de Oliveira.

 

Outra oportunidade que a cooperativa oferece, ocorre em razão da Sicoob possuir sua própria instituição bancária, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Dessa forma a cooperativa pode trabalhar com recursos de repasses do governo federal, transferindo esses benefícios aos seus associados. A UniCentro Brasileira também oferece taxas semelhantes às taxas vindas do governo federal com recursos próprios da cooperativa e do Bancoob.

 

A Sicoob UniCentro Brasileira é uma cooperativa de crédito de livre admissão, que está empenhada em administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade aos cooperados do Tocantins. A cooperativa está determinada em ampliar ainda mais o seu  investimento bem sucedido no agronegócio no Tocantins, trazendo os benefícios do cooperativismo aos produtores rurais do Estado.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente