Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
09/05/2018 - 18h06m

Sindepol promove 2º Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais no dia 15

Ascom Sindepol 
Ascom Sindepol

O Sindicato dos Delegados daDivu Polícia Civil do Tocantins (Sindepol) irá realizar a 2º edição do Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais. A reunião acontecerá no dia 15, no auditório da Fecomércio, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O objetivo do evento é reunir delegados da polícia e demais policiais civis para capacitá-los para uma atuação mais efetiva nas eleições de 2018.

O assessor jurídico do Tribunal Administrativo de Cundinamarca na Colômbia, o PHD Javier Rincón Salcedo, ministrará a palestra sobre "Financiamento irregular de campanha", a assessora da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernanda Lage, abordará o tema "Captação irregular de sufrágio" e o procurador regional eleitoral, Álvaro Manzano, irá falar sobre "Inquérito policial eleitoral e produção de prova".

O presidente do Sindepol, delegado Mozart Felix, explicou que esta segunda edição irá aprofundar a temática. "Na primeira edição buscamos dar uma introdução a esse universo, explanando dúvidas sobre as ações no processo eleitoral. Para esta segunda edição traremos temas mais acentuados a respeito dos crimes eleitorais com palestrantes expoentes da área", disse.

Eleições
Para o Sindepol, devido ao cenário atual tocantinense, o seminário se faz ainda mais necessário, pois, além da disputa ordinária de outubro, está ocorrendo a eleição suplementar, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da ex-vice-governadora Cláudia Lelis (PV).

O primeiro turno está previsto para 3 de junho e, caso haja segundo turno, a data de retorno às urnas será em 24 de junho. As eleições gerais ocorrerão 7 de outubro. Em ambos os processos eleitorais, os delegados terão o importante papel de combater os crimes eleitorais que possam ocorrer.

Delegados
O Tocantins conta hoje com 220 unidades operacionais da Polícia Civil, com 178 delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios. Atualmente o Sindepol têm 170 delegados filiados, entre aposentados e na ativa, e grande parte deve participar deste seminário e serão capacitados para manter a segurança das 35 Zonas Eleitorais no Estado. (Com informações da Ascom)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente