Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
30/08/2015 - 20h28m

Sintet avisa que se o governo cortar ponto dos professores não haverá reposição de aulas

Portal CT 
Arquivo/google
Assembléia com categoria decidiu por fima greve que durou mais de dois meses
Assembléia com categoria decidiu por fima greve que durou mais de dois meses

Um dia após determinar a suspensão da greve, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) não descarta a retomada da mobilização caso o governo do Estado decrete o corte de pontos pelos dias paralisados. A possibilidade de desconto nos vencimentos foi concedida por decisão liminar do desembargador Marco Villas Boas. O presidente da entidade, José Roque Santiago, disse ao CT nesta sexta-feira, 28, que não irá aceitar o "autoritarismo" do Executivo.

De acordo com José Roque Santiago, a entidade pode reagir retomando o movimento paredista ou deixando fazer a reposição dos dias letivos, como forma de pressionar Executivo. "Se sacanearem conosco, nós vamos reagir. Se houver corte dos pontos ninguém vai repor as aulas", afirmou.

O presidente da regional de Palmas do Sintet, Joelson Pereira dos Santos, explicou ao CT que, se a Secretaria da Educação (Seduc) cortar os pontos, os professores não são obrigados a repor as aulas. O sindicalista afirma ainda que, se o Estado não oferecer 200 dias letivos, o titular da Seduc, Adão Francisco, e o governador Marcelo Miranda (PMDB) podem responder por improbidade administrativa.

Caso seja confirmado o desconto nos vencimentos, o sindicato deve chamar nova assembleia para definir a estratégia de reação. "Nós não vamos aceitar o corte. O secretário irá abrir outra guerra conosco", disse José Roque. "Pode ser que a greve não volte, mas o secretário nunca vai ser perdoado", ponderou Joelson Pereira, que ainda acrescentou: "Estamos vendo este gesto como retaliação".

Seduc
O CT questionou a Secretaria da Educação (Seduc) sobre o desconto nos vencimentos dos servidores, mas a pasta não se manifestou até a publicação desta matéria. Anteriormente, a Seduc já havia confirmado o corte de ponto, destacando que seriam contabilizados a partir do dia 12 de agosto e efetuados na próxima folha de pagamento.

Eleição para professor

Os líderes sindicais também comentaram a decisão da Seduc em manter a avaliação de competência para a escolha de diretores. No processo, a pasta irá selecionar apenas três candidatos para serem submetidos à votação. O Sintet é contra o sistema. "Isto é uma forma de excluir postulantes. Somos totalmente contrários", disse José Roque Santiago.

Joelson Pereira também é contra o sistema, mas destacou como vitória a implantação de processo seletivo para diretores de escola. "Nós entendemos que esta prova vai restringir e ao mesmo tempo fará uma filtragem, mas para nós o importante é a eleição. Mas entendemos que se o processo acontecer, esta questão [avaliação prévia] fica em segundo plano, pois a eleição é uma defesa histórica do Sintet", afirmou.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente