Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
24/05/2022 - 13h03m

Sistema FIETO supera expectativas de atendimentos a empresários e participantes da Agrotins 2022

Por Brener Nunes 
Foto: Adilvan Nogueira
Diversas atividades, como palestras e rodadas de conversa, foram levadas aos participantes da Feira.
Diversas atividades, como palestras e rodadas de conversa, foram levadas aos participantes da Feira.

Superando todas as expectativas, o Sistema FIETO, por meio da FIETO, SESI, SENAI e IEL, encerrou a programação dos cinco dias da 22ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022) com quase 2 mil atendimentos. O evento aconteceu de 10 a 14/05, em Palmas.

Diversas atividades, como palestras e rodadas de conversa, foram levadas aos participantes da Agrotins. Energias renováveis para a indústria, classificação de grãos e sua importância para o agro, automação industrial, e o aumento de produtividade industrial são alguns dos temas que fizeram parte da programação do Sistema FIETO. O estande da Federação também contou com avaliação de bioimpedância, atendimento para empresários e para estudantes interessados em estágio, dentre outros serviços.

Presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires reforçou o papel da indústria no agronegócio do Tocantins. "A Feira orienta e aperfeiçoa o desenvolvimento do agronegócio, base rígida da economia tocantinense, o que torna a agroindústria uma das mais importantes matrizes de riquezas do Estado", pontuou Roberto Pires.

O Serviço Social da Indústria (SESI) do Tocantins levou a palestra "Impactos do eSocial no Agronegócio", ministrada pelo técnico de segurança do trabalho do SESI Ennio Melo de Lima, que apresentou os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que podem ocorrer dentro de uma empresa e como a mesma deve agir dentro destas áreas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins levou reflexão e orientações técnicas às empresas do agronegócio e aos participantes da Agrotins 2022 por meio da palestra "Tendências de Tecnologia e Inovação para o setor da Agroindústria". Esta atividade foi conduzida pelo gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI Goiás, Rolando Vargas Vallejos.

Vallejos apresentou a rede de tecnologia e inovação do SENAI, que é considerada a maior do Brasil. O uso de tecnologias e a aplicação de princípios inovadores leva ao aumento da produtividade, ao maior controle na gestão da propriedade, a mais qualidade, e a redução de custos e desperdícios, além de colaborar com a implementação de processos mais sustentáveis, sendo esses alguns dos benefícios que são relevantes para conhecimento das tendências do setor.

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Waldecy Rodrigues e o consultor da FIETO José Roberto Fernandes ministraram a palestra "Perfil, Perspectivas e Tendências da Indústria no Tocantins".

 

Atendimentos

O SENAI realizou, no estande e em visitas aos expositores, 629 atendimentos. 

Do total, 36 foram para empresas de diversos portes e setores produtivos, sendo os principais Alimentos e Bebidas; Agroindústrias de grãos e pecuária; Laticínios; Mineração; Fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas; e Cerealistas, dentre outros.

Os demais atendimentos, que somam 593, foram feitos para alunos de ensino médio, acadêmicos, comunidade em geral e potenciais empreendedores em busca de informações sobre os cursos técnicos, as áreas tecnológicas e as oportunidades oferecidas pelo SENAI Tocantins, especialmente em Educação Tecnológica.

Conforme a coordenadora de Serviços de Tecnologia e Inovação do SENAI, Miriam Holanda, diversas destas oportunidades foram ligadas a áreas técnicas e tecnológicas que terão tratamento nos dias que se seguiram no evento, dentre elas o desenvolvimento de soluções em automação industrial, digitalização de processos, e implantação de novos negócios de base industrial. "Foram promovidas diversas reuniões no estande institucional e nos estandes de expositores, inclusive com parceiros alinhados às ações de estratégicas do SENAI Tocantins", destacou a Coordenadora.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estima ter realizado cerca de 600 atendimentos, dentre cadastro de estudantes, atendimento a empresas e instituições de ensino, distribuição de flyers indicativos de estágio e demais serviços do IEL para estudantes e empresas, além de uma palestra com instituição parceira para aproximadamente 60 estudantes.

A FIETO levou o Selo Tocantinidade, o estudo das Potencialidades do Agronegócio e a palestra, que juntas, somam em média 70 atendimentos.

O SESI realizou, durante a Feira Agrotecnológica, um total de 190 atendimentos, sendo 120 avaliações de bioimpedância à comunidade em geral, 15 participantes na palestra "Impactos do eSocial no Agronegócio", e 55 atendimentos a empresários.

 

Agrotins 2022

A feira foi uma realização do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente