Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
28/04/2022 - 14h57m

Sondagem Industrial da FIETO mostra produção aquecida e aumento no número de empregados no 1º trimestre do ano

Junior Veras 
Divulgação

A produção industrial do Tocantins no 1º trimestre de 2022 registrou 55 pontos, um aumento de 7 pontos na comparação com o 4º trimestre de 2021, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). Já o número de empregos cresceu 5 pontos e ficou em 53 no mesmo período. Esses resultados acima da linha divisória dos 50 pontos confirmam o aumento na produção e no número de empregados no 1º trimestre de 2022.

Na Sondagem referente ao 1º trimestre deste ano também mostra que o indicador da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou 3 pontos e passou de 67% para 70%, na comparação entre o 4º trimestre de 2021 para o 1º trimestre de 2022. Enquanto os índices de Evolução de Estoques e de Estoque Efetivo Planejado registraram 53 e 50 pontos, respectivamente, indicando que houve crescimento no nível planejado pelo segmento no 1º trimestre deste ano.

"Os números mostram um cenário promissor para a indústria do Tocantins, um reflexo da retomada da economia neste início de ano", avalia Roberto Pires, presidente da FIETO.

Problemas                         

Sobre os principais problemas constatados pela Sondagem, a Falta ou o Alto Custo da Matéria-Prima (57,58%), bem como a Falta ou Alto Custo do Trabalhador Qualificado (33,33%) e a Elevada Carga Tributária (25,76%) continuam ocupando as três primeiras posições do ranking. Considerado o maior entrave do segmento no momento, a escassez e alto preço da matéria-prima segue em 1º lugar pelo 8º trimestre consecutivo.

A pesquisa destaca ainda que a dificuldade de acesso ao crédito por parte dos empresários tocantinenses no 1º trimestre deste ano se intensificou e alcançou 39 pontos, ficando 6 abaixo do resultado apurado no 4º trimestre de 2021. Embora tenham demonstrado insatisfação com a margem de lucro operacional eles estão satisfeitos com a situação financeira de seus negócios.

No que se refere as expectativas para os próximos meses, o cenário é de otimismo em relação à demanda tanto no mercado doméstico quanto internacional, assim como para a compra de matéria-prima e o número de empregados.   

Confiança                                         

Realizado mensalmente pela FIETO, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 61,6 pontos em abril, mesmo tendo recuado 0,2 ponto.

Em relação ao mesmo período do ano passado o desempenho foi superior ao registrar aumento de 4,8 pontos. Resultado acima da linha divisória dos 50 pontos indica que os empresários tocantinenses estão confiantes para os próximos seis meses.

O indicador de Condições Atuais, que em março ficou em 56,3 pontos, em abril passou para 53,5. Já o de Expectativas aumentou 1,2 ao atingir 65,7 pontos. Os dois índices que compõem o ICEI acima da linha divisória de 50 pontos indicam que, na percepção dos empresários consultados, as condições atuais das indústrias apresentaram melhoras em comparação com os últimos seis meses e que as expectativas são otimistas.

O ICEI nacional ficou 4,8 pontos abaixo do resultado apurado para o Tocantins, o que mostra que os empresários do estado estão mais confiantes que o restante do país.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente