Território da Cidadania promove oficina de políticas públicas para mulheres da região sudeste - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
05/07/2016 - 23h12m

Território da Cidadania promove oficina de políticas públicas para mulheres da região sudeste

Ascom Ruraltins 
Divulgação

Nos dias 6 a 7 de julho, quarta e quinta-feira, o Programa Território da Cidadania do Sudeste do Tocantins promove em Almas, cidade a 304 km de Palmas, uma oficina sobre "Políticas Públicas para Mulheres e Acesso à Mercados", com a  consultora de Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário Gildene Carvalho.


De acordo com a assistente social do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e coordenadora do Comitê de Mulheres do Território da Cidadania do Sudeste, Luciana Cerqueira, o evento tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso das mulheres as políticas públicas e contribuir com o seu fortalecimento econômico e social. " O propósito da oficina é informar e orientar sobre os direitos da mulher no intuito de incentivar o seu empoderamento. � uma forma democrática de dar voz ativa a esse público, para que exerçam sua cidadania", disse a assistente social.


Ainda de acordo com Luciana Cerqueira, o evento será realizado no Colégio Deoclides Muniz e espera reunir cerca de 30 mulheres, da zona rural e urbana.


Territórios da Cidadania


O programa Territórios da Cidadania, criado por Decreto e lançado pelo Governo Federal em fevereiro de 2008, tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, visando garantir um apoio integral ao Estado, com financiamento e apoio as atividades que impliquem em geração de renda, e promovam a superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural, tais como as de gênero, raça e etnia, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.


O Tocantins conta com três Territórios da Cidadania, sendo o do Bico do Papagaio, Jalapão e Sudeste, e mais quatro territórios que compõem dentro do programa os de Identidade Rural, sendo formado pela região do Médio Araguaia, Apa Cantão, Sul e Nordeste Tocantinense.

A iniciativa funciona por meio de Comitê Gestor, Grupos Interministeriais de Execução e Acompanhamento, Comitês de Articulação Estaduais e Colegiados Territoriais. No Estado, o Ruraltins é um dos membros do colegiado, representando o governo estadual.


Território Sudeste


O Território Sudeste - TO abrange uma área de 48.666,40 Km² e é composto por 21 municípios: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Rio da Conceição, Taipas do Tocantins, Natividade, Palmeirópolis, Paranã, Porto Alegre do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Taguatinga e São Valério da Natividade. Possui 6.381 agricultores familiares, 852 famílias assentadas e oito comunidades quilombolas.  (Fonte: Sistema de Informações Territoriais)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente