Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
19/04/2022 - 16h46m

Tocantins abre janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais dia 20 de abril

Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins, 18 de abril de 2022 
Foto - Marley Camilo
Plantio de soja nas planícies tropicais
Plantio de soja nas planícies tropicais

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa que a partir da quarta-feira, 20, está aberta a janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinense, que seguirá até o dia 31 de maio. A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. Já o prazo para a colheita foi antecipado para a data limite, em 20 de setembro.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, a Adapec requereu no ano passado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para manutenção de cultivos excepcionais de soja sementes nas Planícies Tropicais tocantinenses sob o sistema de subirrigação. "Apresentamos ao Mapa uma justificativa técnica, a qual foi aprovada, e com isso, foi autorizado a manutenção do plantio de soja para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes," disse Cleovan.

Para realizar o cultivo de soja naquela região os produtores devem solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. O download dos documentos necessários para o cadastro está no site da Adapec, no endereço: www.to.gov.br/adapec basta preencher os formulários disponíveis, e posteriormente, entregar esta documentação num escritório da Agência.

Dados

Na safra de 2021, foram cultivadas nas planícies tropicais do Tocantins, 71.300 hectares, em 140 propriedades.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente