Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
01/03/2016 - 13h24m

Tocantins adere a programa federal para fortalecer Sistema de Ouvidoria no Estado

Edvânia Peregrini / Governo do Tocantins 
Angélica Mendonça / Governo do Tocantins
O Tocantins está entre os primeiros seis estados brasileiros que já aderiram ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias lançado pela Controladoria Geral da União
O Tocantins está entre os primeiros seis estados brasileiros que já aderiram ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias lançado pela Controladoria Geral da União

O Tocantins está entre os primeiros seis estados brasileiros que já aderiram ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, lançado pela Controladoria Geral da União (CGU). Criado em dezembro de 2015, esse programa tem por objetivo apoiar órgãos e entidades de todo o país e de outros Poderes na execução das atividades de Ouvidoria. 

Conforme o Termo de Adesão firmado, esse programa inclui a realização de cursos e treinamentos, oferta de materiais técnicos e orientações, além da cessão do código-fonte do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). 

Apesar de a participação ser voluntária para as ouvidorias estaduais e outros poderes, a Controladoria Geral do Tocantins (CGE-TO), órgão responsável pela Ouvidoria Geral do Estado, "se posiciona favorável à iniciativa, uma vez que ao aderir ao programa se reunirão periodicamente para debater temas e traçar estratégias conjuntas a fim de promover a integração das informações relacionadas às ações de ouvidoria e também a realizações de capacitações, aperfeiçoando, desse modo, os serviços de Ouvidoria prestados aos cidadãos", frisou o secretário-chefe da CGE, Luiz Antonio da Rocha. 

Até o momento, os estados que firmaram compromisso foram: Piauí, Minas Gerais, Roraima, Alagoas, Tocantins e Amazonas, além do Distrito Federal. Na esfera municipal, estão as cidades de  Cacaulândia (RO), Limeira (SP) e Nova Andradina (MS) também já solicitaram a ferramenta. 

O primeiro encontro da Rede de Ouvidorias, instituído pelo programa está marcado para o dia 16 de março, em Brasília e já tem presença confirmada da diretora de Ouvidoria, Transparência e Combate à Corrupção da CGE, Kátia Macedo.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente