Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
01/06/2016 - 21h54m

Tocantins comemora certificado internacional de livre da Peste Suína Clássica

Wilson Coelho 
Lenito Abreu / Governo do Tocantins

O Tocantins recebeu na última quinta-feira, 26, o reconhecimento internacional de zona livre da peste suína clássica, juntamente com mais 12 estados, o Distrito Federal e parte do Amazonas. A decisão foi anunciada na 84ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França.


A reunião contou com representantes de 180 países. O Brasil foi representado no evento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em fevereiro deste ano, a Comissão Científica da OIE já havia aceitado o pedido do MAPA para ampliar o status de zona livre da doença para o Tocantins e demais estados. Agora é a aprovação final por parte da OIE.


Segundo o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), Humberto Camelo, o Governo do Tocantins comemora a aprovação do status e destaca a abertura de novos mercados para a carne suína tocantinense, o que possibilitará o crescimento do setor com a instalação de granjas comerciais e de frigoríficos no Estado. "Temos um grande potencial para a criação e comercialização de suínos, por contar com uma produção de soja que é processada aqui e que seus subprodutos servem como alimento para estes animais", apontou Humberto.


Monitoramento

Para alcançar o status de livre internacional da Peste Suína Clássica, a Adapec desenvolve o Programa Estadual de Sanidade Suídea, que realiza o controle sanitário oficial dos estabelecimentos de criação de suídeos com atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização e distribuição.


O Tocantins já era livre nacional da peste suína clássica desde 2001. "Para alcançar o status internacional de livre da doença, a Adapec realizou o monitoramento em granjas comerciais e estudos epidemiológicos nas propriedades, controle do trânsito de animais e produtos, para assegurar a ausência da peste suína em nosso Estado", explica a responsável técnica pelo programa, Jakeline Almeida Lemos Vernier.


Dados

O Tocantins possui um rebanho de suínos em torno de 270 mil animais, distribuídos em 164 granjas comerciais e centenas de criatórios de subsistência. Os municípios que concentram o maior número de animais são: Araguatins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Dois Irmãos e Monte do Carmo.


Peste Suína Clássica

A doença é causada por um vírus e é altamente contagiosa com notificação compulsória para a OIE. Provoca febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, paralisia nas patas traseiras, dificuldades respiratórias e pode levar à morte do animal.


© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente