Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
18/11/2019 - 17h02m

Tocantins inicia nesta segunda-feira 18 vacinação contra sarampo em jovens e adultos

Laiany Alves/Governo do Tocantins 
Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
Tocantins atinge meta de vacinação de crianças e agora trabalha na busca por adultos jovens não vacinados
Tocantins atinge meta de vacinação de crianças e agora trabalha na busca por adultos jovens não vacinados

O Tocantins inicia nesta segunda-feira, 18, a 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo em adulto jovens. No período de 18 a 30 de novembro, a vacinação de adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, ocorrerá em todos os municípios, com meta de atingir 95% do total desta faixa etária. O dia D, de mobilização nacional, acontece no dia 30 de novembro. Nesta etapa, priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número expressivo de casos confirmados nessa faixa etária.

Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), já foram confirmadas 14 mortes pela doença no Brasil, sendo sete em menores de cinco anos de idade, três na faixa etária de 20 a 29 anos e quatro em adultos maiores de 40 anos. Foram 13 óbitos registrados em São Paulo e um em Pernambuco.

De acordo com o último boletim epidemiológico do MS sobre a doença, a faixa etária foco da segunda fase da campanha é a que mais acumula número de casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

A enfermeira da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), Diandra Rocha, explica que a campanha de vacinação é seletiva. "Nem todas as pessoas nesta faixa etária serão vacinadas, quem já tem as duas doses, que contém o componente do sarampo, não precisa se vacinar, e assim há necessidade de procurar uma unidade de saúde para avaliação do seu cartão de vacinação".

Dados no Tocantins

Atualmente, foram notificados no Estado 53 casos suspeitos de sarampo, sem confirmação da doença, e apenas dois casos ainda continuam em investigação.

Na primeira etapa da campanha, o Tocantins ultrapassou a meta de vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) com 101,69% de cobertura contra o sarampo, e está entre os 14 estados que superaram o índice de 95% das crianças vacinadas, sendo o único da região Norte a bater a meta. No Tocantins, 98% dos municípios atingiram a meta de mais de 95% de cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde (MS), 23 municípios atingiram menos de 90% e 18 municípios entre 90 e 95%. Os dados divulgados mostram que 67.387 crianças foram imunizadas.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente