Tocantins prepara etapa da Conferência de Assistência Social que vai avaliar Suas - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
20/10/2015 - 21h45m

Tocantins prepara etapa da Conferência de Assistência Social que vai avaliar Suas

Lara Cavalcante / Governo do Tocantins 
Carlessandro Souza / Governo do Tocantins
Estado auxiliou 63 municípios na realização das Conferências municipais
Estado auxiliou 63 municípios na realização das Conferências municipais

Mais de 500 participantes, entre representantes da sociedade civil e dos governos municipais, estadual e federal são esperados para a X Conferência de Assistência Social do Tocantins. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, no Auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, com o tema Consolidar o Suas de vez, rumo a 2016. Trata-se de uma realização do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

Este ano, o Sistema �nico de Assistência Social (Suas) completa 10 anos de existência e a principal proposta da Conferência é avaliar este período de conquistas e desafios no intuito de construir um plano de ações para o próximo decênio. O encontro estadual é momento de reunir e debater as propostas levantadas nas conferências municipais organizadas em 138 cidades do Estado, no período de 8 de maio a 31 de agosto. "Nós auxiliamos 63 cidades nas conferências municipais e vamos receber todos os delegados para uma discussão participativa sobre o sistema de Assistência Social. Esperamos que a etapa estadual traga bons frutos e propostas que irão para a nacional", frisou.

Ao todo, participarão da etapa estadual 310 delegados municipais que devem apresentar suas realidades locais e defender suas propostas. Além destes, contribuem conselheiros do Ceas, secretários municipais de Assistência Social, técnicos da Setas e acadêmicos de áreas afins. A abertura oficial contará com a secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, e as palestras e debates terão a participação da diretora de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Léa Braga.

Seguindo orientações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a Conferência contemplará cinco dimensões como o enfrentamento das situações de desproteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios além do pacto federativo e a consolidação do SUAS. O fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática também será debatido.

Ao final da Conferência Estadual, todas as propostas apresentadas e aprovadas em plenária comporão o documento estadual que deve ser apresentado na etapa nacional. A X Conferência Nacional acontecerá em Brasília, no período de 7 a 10 de dezembro de 2015.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente