Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
13/12/2021 - 18h42m

Tocantins realiza mais de mil cirurgias eletivas em dois meses e 12 dias

Aldenes Lima/Governo do Tocantins 
Foto: Sesau - Governo do Tocantins
Procedimentos foram realizados nas unidades geridas pelo Executivo Estadual
Procedimentos foram realizados nas unidades geridas pelo Executivo Estadual

O Estado do Tocantins realizou 1.030 cirurgias eletivas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de 1º de outubro a 12 de dezembro de 2021. O número expressivo é resultado do empenho da Gestão Estadual, em promover uma saúde pública de qualidade, promovendo dignidade à população tocantinense.

"Temos a consciência de que não se trata apenas de um número positivo, são vidas e famílias beneficiadas, com o retorno de um ente querido à vida normal, com a saúde restaurada. Somos sabedores de que em muitos casos são os provedores dos lares, que esperam por uma cirurgia e isso incorre em diversas dificuldades dentro de casa", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

O Governador Wanderlei Barbosa celebrou o número expressivo, na semana em que completa 50 dias de sua Gestão. "Estamos contentes com o comprometimento de nossos profissionais da Saúde e reiteramos nosso compromisso com a população tocantinense, de promover um atendimento célere e de qualidade. Trabalhamos para o controle da pandemia pela Covid-19, para que não seja necessária uma nova suspensão das eletivas e outras pessoas não sejam obrigadas a esperar por uma cirurgia sem data definida", disse, referindo-se  à suspensão dos procedimentos, por recomendação do Ministério da Saúde (MS), em 2020, como forma de barrar a proliferação do novo Coronavírus.

Morador de Miranorte, Valdir Pereira de Carvalho foi acolhido no mês de novembro, no Hospital Regional de Miracema e contou sua história. "Estava há dois anos à espera de uma cirurgia e graças a Deus, com a baixa da pandemia, houve um retorno do funcionamento dos hospitais e consegui realizar a minha. Estou muito feliz e grato a toda equipe do Hospital de Miracema que me recebeu e tratou muito bem", declarou.

Assim como Valdir, a moradora de Tocantínia, Alessandra Alves Santana, também foi atendida em Miracema e afirmou que "estou muito feliz, por ter me livrado de uma dor constante e que me atrapalhava inclusive em cuidar das minhas duas filhas pequenas. Graças a Deus estou em recuperação e voltarei à minha vida normal", disse.

Para a superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Elaine Sanches, "o retorno das eletivas sem dúvida é uma celebração para toda equipe técnica da Secretaria e todas as equipes multiprofissionais dos hospitais que se organizaram para que este momento ocorresse da melhor forma possível. O resultado está aí, 1.030 cirurgias, em outubro, novembro e até 12 de dezembro", enfatizou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente