Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
14/09/2017 - 17h46m

Tocantins realiza seminário sobre oleaginosas para agricultores familiares em Santa Rosa

Elmiro de Deus/Governo do Tocantins 
Ascom Agricultura/Governo do Tocantins
O evento tem como objetivo fomentar os sistemas produtivos de culturas oleaginosas (amendoim, soja, girassol, gergelim, macaúba) e a qualificação dos polos de produção de biodiesel
O evento tem como objetivo fomentar os sistemas produtivos de culturas oleaginosas (amendoim, soja, girassol, gergelim, macaúba) e a qualificação dos polos de produção de biodiesel

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), junto com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada a Casa Civil do governo federal; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura de Santa Rosa realizam o seminário Capacitação de Técnicos Regionais e Municipais em Cadeias Produtivas de Oleaginosas: com foco na agricultura familiar. O seminário ocorre nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, no auditório da Câmara Municipal de Santa Rosa, região sudeste do Estado.

O evento tem como objetivo fomentar os sistemas produtivos de culturas oleaginosas (amendoim, soja, girassol, gergelim e macaúba, entre outros), por meio da capacitação dos técnicos que dão assistência aos agricultores familiares, com foco na produção de biodiesel. A capacitação visa, ainda, a ampliação de qualificação dos polos de produção de biodiesel.

De acordo com o gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Carreira, essa é uma ação que busca reforçar o incentivo à produção de biodiesel, capacitando técnicos extensionistas ligados à agricultura familiar. "A intenção é transferir as tecnologias aos pequenos produtores, com informações sobre os programas de produção do biodiesel, incentivando o aumento da produção de culturas que são matéria-prima para produção de biodiesel, e assim, agregar valor, processando seu produto e aumentando sua renda", argumentou.

Conteúdo

Na programação desta quinta-feira, 14, constam palestras relacionadas ao Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB) e do Selo Combustível Social; A importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para o desenvolvimento do Polo de Produção de Biodiesel; também a apresentação dos programas de agricultura familiar e de adesão ao PNPB desenvolvido pela Granol; e temas como o associativismo e cooperativismo na agricultura familiar e cadeia produtiva da soja com foco na produção de biodiesel.

Na sexta-feira, 15, ocorrem palestras sobre as cadeias produtivas do algodão, amendoim, gergelim e macaúba, com foco na produção de óleo e processamento de oleaginosa para produção de biodiesel.   

Participação

Participam do seminário técnicos do Estado (Seagro e Ruraltins) e de 11 prefeituras; alunos do curso de mestrado em Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e ainda, representantes do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do UnitinsAgro, do sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e da Granol.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente