Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
20/04/2017 - 16h54m

Tocantins se prepara para campanha de vacinação antiaftosa

Dinalva Martins/Governo do Tocantins 
Fabiola Dias/Governo do Tocantins
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio
  • Produtores rurais do Assentamento Reunidas, em Aragominas, participam de palestra sobre febre aftosa

No Tocantins, os preparativos para o início da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa já começaram. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) intensificou as fiscalizações de vacinas nas lojas agropecuárias, tem realizado o planejamento das ações das equipes internas e educação sanitária para a cadeia produtiva, bem como feito a entrega de comunicado com previsão para execução da vacinação agendada, em casos específicos. A expectativa é vacinar mais de 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), distribuídos em mais de 56,5 mil propriedades rurais.

Nesta campanha, que ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio, todos os bovídeos (bovinos e bubalinos), independente da faixa etária, deverão ser vacinados. A comprovação deve ser feita, nas unidades da Agência presentes nos 139 municípios do Estado, até 10 dias após a compra da vacina. "Estamos todos engajados. Confiamos no comprometimento de toda cadeia produtiva agropecuária, que a cada ano, tem colaborado com a manutenção do nosso status sanitário, resultando em uma carne de qualidade e abertura de novos mercados", enfatizou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Nas 223 lojas agropecuárias cadastradas, que comercializam produtos veterinários, os técnicos da Agência fazem permanente aferição de temperatura das vacinas, verificam o acondicionamento, o prazo de validade, entre outros. "Acompanhamos, nessas empresas, o recebimento das vacinas antiaftosa, antibrucelose e antirrábica, para assegurar que o produto está dentro das exigências e das especificações apresentadas", explicou o responsável técnico pelo Programa de Produtos Veterinários e Biológicos da Adapec, Ercílio de Moura Luz.

As palestras sobre febre aftosa também estão sendo realizadas em vários municípios do Estado. Nesta semana, os produtores rurais do Assentamento Reunidas, em Aragominas participaram do encontro. "Outra ação importante, é a entrega de comunicado para agendamento das vacinações fiscalizadas e acompanhadas, em áreas indígenas e assentamentos. Além disso, nas propriedades rurais que tiveram alguma pendência na campanha anterior", disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende.

20 anos sem aftosa

Em maio, o Tocantins celebrará 20 anos livre da aftosa com vacinação, sempre mantendo o índice acima de 90% dos animais vacinados, nas duas etapas da campanha de maio e novembro, conforme preconizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Estado está em 11º lugar no ranking nacional em números de animais, com um rebanho de mais de 8,7 milhões, incluindo o rebanho da Ilha do Bananal.

Índice vacinal

Em 2016, na 1ª etapa da campanha, realizada em maio, foram vacinados 8.509.886 bovinos e 6.716 bubalinos, com a média de índice vacinal de 99,45%.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente